[weglot_switcher]

Lisboa recebe festival europeu dedicado à habitação pública

A autarquia em parceria com a Gebalis vão organizar o ‘International Social Housing Festival’, que vai acontecer na capital portuguesa em 2027.
9 Junho 2025, 16h53

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) em parceria com a Gebalis vão organizar próxima edição do ‘International Social Housing Festival‘, um evento dedicado à habitação pública, social e cooperativa.

Este foi festival foi criado com o objetivo de destacar o papel da habitação social para uma vida pessoal e ambientalmente sustentável nas cidades, reunindo, para tal, decisores políticos, investigadores, urbanistas, arquitetos e ativistas para discutir e partilhar as melhores práticas europeias.

Lisboa vai receber pela primeira vez o evento, que vai acontecer em 2027, depois deste ano ter decorrido na cidade de Dublin, na Irlanda, onde o projeto “Lotes com Vida”, da Gebalis, esteve entre os 25 finalistas, de 12 países, integrando uma lista de cinco iniciativas na categoria ‘Going the extra mile for safe and sound living’.

Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, refere que receber este festival “é uma oportunidade ímpar para partilhar as nossas experiências, aprender com as melhores práticas internacionais e reafirmar o nosso compromisso com uma Lisboa mais justa, mais inclusiva e equitativa, onde o direito à habitação digna é uma realidade para todos”.

Por sua vez, Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, sublinha que “receber, pela primeira vez, este evento europeu espelha um alinhamento de compromissos face à habitação social. O trabalho desenvolvido ao longos destes últimos anos materializam uma vontade de trazer mais e melhores condições ao município de Lisboa e aos seus moradores, sendo um caso de sucesso que merece ser reconhecido e visto numa escala europeia”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.