Luís Montenegro teceu duras críticas ao Governo pela gestão do processo de indemnização da TAP a Alexandra Reis, um caso que se “reveste de uma enorme gravidade, que não pode passar em claro do ponto de vista político e ético”, manifestando o que considera ser os “escandalosos abusos de posição dominante da maioria absoluta”.
Em conferência de imprensa no rescaldo da audição da ainda CEO da TAP no Parlamento, o líder do Partido Social Democrata listou uma série de críticas à gestão do processo de saída da ex-secretária de Estado do Tesouro, que culminou com a exoneração de Christine Ourmières-Widener.
Montenegro alude ao que considera ser uma “confusão entre o Estado e o Partido Socialista” e “mais uma grande demonstração da destruição do capital de confiança entre os eleitores e o Governo” e, ainda “uma visão instrumental que o Governo tem do Senhor Presidente da República, que parece aos olhos de membros do Governo como um peão do PS ao serviço da sua agenda”.
“Mentira, logro, indecência, displicência e promiscuidade” são, nas palavras de Montenegro, as “características do comportamento do Governo neste dossier”, dirigindo-se diretamente a Pedro Nuno Santos.
“O ex-ministro Pedro Nuno Santos não mentiu só ao dizer não ter conhecimento da indemnização a Alexandra Reis”, que foi “pera fulcral na decisao do valor da indemizaçao que foi negociada e “esteve sempre dentro do processo mas fingiu nada saber”, acusou.
O social-democrata acusa o Governo de violar a “moral e ética republicanas”, ao realizar “reuniões secretas e embustes teatrais para tentar enganar os portugueses”.
“O CFO da TAP tinha e tem contactos permanentes com o Ministério das Finanças, com a sua tutela e contactos semanais, pelo que se apresenta menos crível que o MF não tivesse sido informado de toda a evolução da indemnização”.
“Foi ontem notório que o Governo não nutre qualquer respeito pela ainda CEO da TAP”, atirou ainda Montenegro.
Em atualização
Em atualização
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com