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Londres lidera ranking da AirAdvisor dos piores aeroportos para bagagens. Portugal está fora do top 10

Portugal está fora do ranking dos aeroportos mais arriscados, com o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ocupando a 23.ª posição, o que indica um risco moderado de problemas com bagagens. A pesquisa avaliou 53 aeroportos em todo o mundo, e o Aeroporto de Lisboa apresentou um tempo médio de caminhada de 13 minutos do portão de desembarque até a esteira de malas, comparado a 20 minutos em Heathrow.
23 Abril 2025, 16h13

Um novo estudo da AirAdvisor, especialista em direitos de passageiros aéreos, revelou os 10 aeroportos com maior probabilidade de extravio ou roubo de bagagens.

O Aeroporto Heathrow, em Londres, o Charles de Gaulle, em Paris, e o Aeroporto Internacional de Dubai lideram a lista dos piores locais em termos de segurança de bagagens.

Portugal está fora do ranking dos aeroportos mais arriscados, com o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ocupando a 23.ª posição, o que indica um risco moderado de problemas com bagagens. A pesquisa avaliou 53 aeroportos em todo o mundo, e o Aeroporto de Lisboa apresentou um tempo médio de caminhada de 13 minutos do portão de desembarque até a esteira de malas, comparado a 20 minutos em Heathrow.

Os fatores que contribuem para o risco de roubo incluem o tempo de caminhada até a retirada de bagagem e o alto volume de passageiros. Além disso, a metodologia do estudo considerou buscas no Google por bagagem perdida e avaliações em plataformas como Yelp e Google.

O CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, enfatiza que o roubo de bagagem é uma preocupação crescente, especialmente em grandes hubs de viagem. Alerta ainda os passageiros sobre a importância de estar cientes dos riscos, especialmente com o aumento de malas de alto valor.

Radchenko também ressalta que, em caso de bagagem perdida, danificada ou atrasada, os passageiros podem ter direito a uma compensação de até 1.300 euros, conforme estipulado no Regulamento da UE 889/2002.

Além da compensação por atraso, se a mala não chegar ao destino a tempo, o cliente pode solicitar reembolso das despesas incorridas enquanto aguardava. Para isso, é crucial que os passageiros ajam rapidamente, pois o prazo para apresentar reclamações varia entre 7 e 21 dias, dependendo do caso. Radchenko aconselha a guardar todos os comprovativos do voo e recibos de despesas essenciais para facilitar o reembolso por parte da companhia aérea.

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