O grupo automóvel Volkswagen terminou o ano de 2022 com lucros de 14.867 milhões de euros, uma subida de 0,2% face ao ano anterior, quando registou 14.843 milhões de euros. Também a receita do grupo aumentou em 2022, com um crescimento de 11,6%, atingindo os 279,2 milhões de euros, segundo o relatório do grupo divulgado esta terça-feira.
Os resultados da empresa relativamente aos lucros operacionais cresceram 14,8%, para 22,124 milhões de euros, o que se traduz numa margem operacional de 8,1%. A Volkswagen é a segunda maior fábrica de veículos do mundo, sendo que este resultado reflete um mix de bons produtos e bons preços.
Também em 2022 a venda de veículos elétricos cresceram significativamente, 26%, atingindo um total de 572,100 unidades. Mas os problemas de fornecimento de semicondutores vindos da China causaram uma queda de 7% na entrega total dos veículos. A marca terminou o ano de 2022 com 8,3 milhões de unidades entregues.
Segundo Arno Antlitz, CEO do grupo, os resultados “são mais uma prova da sólida base financeira sobre a qual implementamos consistentemente a nossa estratégia”.
Para 2023, a empresa projeta já um aumento das suas vendas, para cerca de 9,5 milhões de veículos, devido a uma expectativa de melhoria da situação das cadeias de produção e ao elevado número de pedidos, estimando ainda um crescimento da receita entre 10 e 15%, com um retorno sobre as vendas entre 7,5% e 8,5%, e um retorno de capital entre 12 e 15%.
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