[weglot_switcher]

Lucros da EDP Renováveis sobem 52%. Dividendo sobe para oito cêntimos

Mais potência, mais vento, preços mais altos e impactos cambiais positivos fizeram a companhia atingir 475 milhões de euros de lucros. O dividendo da companhia vai subir este ano de sete para oito cêntimos, com o conselho de administração a propor distribuir 69,8 milhões aos seus acionistas.
  • Cristina Bernardo
20 Fevereiro 2020, 07h59

Os lucros da EDP Renováveis subiram 52% para 475 milhões de euros em 2019, anunciou hoje a empresa.

A contribuir para este resultado está o aumento de capacidade, o maior preço médio de venda, impactos cambiais positivos, maior recurso eólico, com as receitas a aumentarem para 1.824 milhões, mais 7%.

A companhia construiu 888 megawatts (MW) de energia eólica e solar em diferentes regiões: Europa (169 MW) e EUA (720 MW).

Em 2019, a companhia produziu 30 terawatts hora (TWh) de energia limpa, mais 6% face a 2018, evitando 19 milhões de toneladas de emissões.

O aumento de produção vem a par com o aumento de capacidade adicionada, juntamente com o facto do vento ter soprado mais, minimizando assim o impacto da desconsolidação de 997 megawatts (MW), relativos a vendas na Europa.

Já o preço médio de venda subiu 2% “beneficiando da recuperação de preços na Europa de Leste e impacto” cambial.

O dividendo da companhia deverá subir este ano de sete para oito cêntimos, anunciou a EDP Renováveis. “O Conselho de Administração irá propor uma distribuição de dividendos na assembleia geral de 69,8 milhões, oito cêntimos por ação”.

A elétrica tem atualmente 1 gigawatt (GW) de nova capacidade em construção, dos quais 664 MW relacionados com eólico onshore e 330 MW de “participações minoritárias em projetos offshore e flutuantes”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.