Os lucros do grupo Volkswagen caíram mais de 30% para quase 12.400 milhões de euros em 2024 face a 2023.
As vendas de automóveis caíram 3% para nove milhões de unidades, com as receitas a subirem 1% para 325 mil milhões de euros.
O resultado operacional caiu 15% para 19,1 mil milhões de euros.
“O crescimento na América do Sul não conseguiu aliviar totalmente o declínio na China. As vendas de veículos na América do Norte e na Europa estão ao nível do ano anterior”, segundo a empresa.
As encomendas de veículos elétricos na Europa ocidental subiram 88% no ano passado.
Para 2024, a companhia espera que as receitas de vendas subam 5%, mas alerta para os desafios que vão surgir de um ambiente caracterizado pela “incerteza política, aumento das restrições ao comércio e tensões geopolíticas, aumento da intensidade da concorrência, matérias-primas voláteis, energia e mercados cambiais e mais requerimentos de emissões mais rigorosos”.
O maior mercado da marca é a Europa (41% sem a Alemanha), seguido da América do Norte (21%), Alemanha (19%), Ásia-Pacífico (14%) e América do Sul (6%).
Por segmento, a venda de ligeiros pesou 66% nas receitas, com os serviços financeiros a pesarem 18%, os veículos comerciais 14% e a engenharia de motores 1%.
A companhia anunciou na segunda-feira que o seu novo veículo elétrico low cost – ID.1 – vai ser construído na Autoeuropa em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com