[weglot_switcher]

Lugar 42 dos mais ricos está ocupado por Robin Zeng e Lukas Walton com fortunas de 33,8 mil milhões

Robin Zeng e Lukas Walton surgem lado-a-lado no ranking da Forbes. A fortuna de Zeng provém da área da indústria, enquanto a de Lukas foi herdada, uma vez que o seu avô foi o fundador da cadeia de supermercados norte-americana Walmart.
6 – Walmart (76,8 mil milhões de euros)
15 Maio 2025, 07h00

Os empresários Robin Zeng e Lukas Walton ocupam a 42.ª posição do ranking dos bilionários da Forbes Internacional. Os dois estão empatados com uma fortuna avaliada em 33,8 mil milhões de euros.

Robin Zeng é um empresário chinês, que fez o seu património na área das baterias, com a fundação da Contemporary Amperex Technology (CATL), um dos maiores grupos mundiais de baterias para carros elétricos.

A CATL descende da Amperex Technology Limited (ATL), que também foi fundada por este empresário em 1999. A ATL dedicava-se à produção de polímero de lítio. Em 2005, a empresa foi adquirida pela japonesa TDK e, em 2011, Robin Zeng lançou um spin-off desta, a CATL.

O crescimento desta empresa foi impressionante, tendo, em 2016, sido considerada uma das três maiores empresas fornecedoras de baterias para veículos. Em 2018, a empresa entrou no mercado europeu, estabelecendo-se na Alemanha.

Enquanto Robin fez a sua fortuna na indústria, o norte-americano Lukas Walton herdou a sua do seu avô, o fundador da gigante retalhista Walmart.

A Walmart foi fundado em 1962, por Sam Walmart, com a abertura de uma única loja no Arkansas. Nos anos 70, a retalhista passa a ser uma empresa cotada, cuja primeira ação foi vendida por 16,50 dólares.

Foi nos anos 80 que a marca chegou ao patamar de um bilião de dólares em vendas anuais, altura na qual contava com 276 lojas. Já nos anos 90, altura da morte de Sam Walton, a Walmart chega ao México.

A fortuna chega a Lukas em 2005, ano no qual o seu pai, John Walton, morre num acidente de avião.

Lukas fundou uma plataforma filantrópica de investimento de impacto e focada na sustentabilidade, a Builders Vision.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.