[weglot_switcher]

Luís Montenegro afasta conflito de interesses por família ter empresa imobiliária

O “Correio da Manhã” avança que a mulher e os dois filhos do primeiro-ministro têm uma empresa que se dedica ao “comércio e a gestão de bens imóveis, próprios e de terceiros, incluindo a aquisição para revenda, arrendamento e outras formas de exploração económica dos mesmos”. Luís Montenegro foi fundador e gerente desta empresa.
Luís Montenegro
15 Fevereiro 2025, 10h47

A família de Luís Montenegro tem uma empresa de compra e venda de imóveis. Por estar casado em comunhão de adquiridos com a principal sócia da firma, o “Correio da Manhã” escreve que o primeiro-ministro pode estar numa situação de potencial conflito de interesse pelo facto de poder beneficiar da alteração à lei dos solos aprovada recentemente pelo Governo. Montenegro classifica esta hipótese como “absurda”.

O jornal adianta, na edição deste sábado, que a mulher e os dois filhos do primeiro-ministro têm uma empresa, a Spinumviva, que se dedica ao “comércio e a gestão de bens imóveis, próprios e de terceiros, incluindo a aquisição para revenda, arrendamento e outras formas de exploração económica dos mesmos”. Luís Montenegro foi fundador e gerente desta empresa.

O governante esclarece que não é sócio da empresa desde o dia 30 de junho de 2022 e afirma que a possibilidade de haver um conflito de interesses “é um absurdo, por várias razões”. Primeiro, “na altura da constituição da empresa era meu objetivo incorporar na sociedade o património que herdei dos meus pais e revitalizá-lo. Esse projeto acabou por nunca se realizar porque entretanto regressei à vida política ativa”, diz.

“Em segundo lugar, nunca foi, não é e não será objeto da atividade da empresa qualquer negócio imobiliário ligado à alteração legislativa que enuncia”, acrescenta. O Governo aprovou uma alteração à lei dos solos que permite reclassificar os solos rústicos em solos urbanos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.