[weglot_switcher]

Luís Montenegro é o mais mediático nas redes sociais na segunda semana de debates

De acordo com o barómetro Cision/Brandwatch, Luís Montenegro (AD) lidera agora com 19% das menções, seguido de André Ventura com 18%. Pedro Nuno Santos e Paulo Raimundo (PCP) surgem em terceiro lugar, ambos com 13% das menções dos internautas.
Montenegro
O presidente do PSD, Luis Montenegro, à chegada ao encerramento do 42.º Congresso Nacional do PSD realizado em Braga, 20 de outubro de 2024. HUGO DELGADO/LUSA
16 Abril 2025, 14h05

A segunda semana de debates começou na passada segunda-feira e será mais curta devido à pausa para a Páscoa. No entanto, o destaque foi o confronto entre Pedro Nuno Santos (PS) e André Ventura (CH), que não conseguiu alterar a dinâmica das menções nas redes sociais.

De acordo com o barómetro Cision/Brandwatch, Luís Montenegro (AD) lidera agora com 19% das menções, seguido de André Ventura com 18%. Pedro Nuno Santos e Paulo Raimundo (PCP) surgem em terceiro lugar, ambos com 13% das menções dos internautas.

Os temas discutidos permanecem os mesmos, com a habitação a ser o mais abordado nas redes sociais, representando 35% das menções, seguido pela imigração com 28% e pela saúde com 23%.

A semana começou com um debate entre Luís Montenegro (AD) e Rui Rocha (IL). Os internautas destacaram a incapacidade de ambos os candidatos em responder adequadamente às crises económicas e às políticas atuais. Neste confronto, Montenegro saiu vitorioso, acumulando 59% das menções, sendo a saúde o tema mais mencionado, com 53%.

No segundo debate, Mariana Mortágua (BE) e Rui Tavares (Livre) debateram, com Mortágua a destacar a controvertida proposta sobre o voto dos imigrantes, considerada por alguns como uma medida de extrema-esquerda. A proposta gerou grande discussão, resultando em 71% das menções para Mariana Mortágua, com a imigração a ser o tema de maior destaque, também com 71%.

O esperado debate entre Pedro Nuno Santos (PS) e André Ventura (CH) não gerou o impacto desejado nas redes sociais. Os internautas notaram a abordagem calma e racional de Nuno Santos, contrastando com a tática agressiva de Ventura, que obteve 53% das menções. A imigração foi o tema mais abordado, com 67%.

Num outro debate, Rui Rocha (IL) e Inês Sousa Real (PAN) discutiram questões relacionadas à violência sexual e abuso doméstico contra mulheres. Inês Sousa Real obteve 57% das menções, com a saúde a ser o tema mais falado, representando 39%.

O confronto entre André Ventura e Rui Tavares continua a ser o que gerou mais menções, com 15%, enquanto o frente-a-frente entre Inês Sousa Real e Rui Rocha foi o menos mediático, com apenas 1% das menções.

Os dados deste estudo foram obtidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, que utiliza inteligência artificial e aprendizagem automática para analisar as opiniões de milhões de utilizadores das redes sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.