[weglot_switcher]

Luís Ribeiro substitui Andrés Baltar como administrador do Novobanco para empresas

O Novobanco anunciou alterações nos Órgãos Sociais. O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) acordou com Andrés Baltar, a seu pedido, a cessação das suas funções no Conselho de Administração Executivo. Entra João Paixão Moreira que vem da Mckinsey,
6 Maio 2024, 18h42

O Novobanco anunciou alterações nos Órgãos Sociais. O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) acordou com Andrés Baltar, a seu pedido, a cessação das suas funções no Conselho de Administração Executivo, em que desempenhava o cargo de Chief Commercial Officer – Corporate, com efeitos a partir do dia 30 de junho de 2024.

O administrador Luís Ribeiro vai assumir o pelouro comercial das empresas na administração que está agora na tutela de Andrés Baltar. O que é particularmente relevante por ser a área core do Novobanco, que sempre se definiu como um banco focado nas empresas, especialmente em PME.

No seguimento da execução da política de planeamento de sucessão do Novobanco, e para
o atual mandato com termo em dezembro de 2025, o CGS liderado por Byron Haynes, Chairman do Novobanco, na reunião de dia 6 de maio de 2024, “aprovou a recomendação do Comité de Nomeações do CGS, de nomeação de Luís Ribeiro, atualmente Chief Commercial Officer – Retalho, como o próximo Chief Commercial Officer – Corporate”.

João Paixão Moreira entra como novo membro do CAE, e será próximo Chief Commercial Officer – Retalho.

Depois de 30 de junho de 2024, e até autorização das entidades reguladoras competentes (fit
and proper) para o novo membro do CAE, Luís Ribeiro desempenhará o cargo interino de
Chief Commercial Officer – Corporate, revela o banco.

O Novobanco apresenta João Paixão Moreira revelando que foi Senior Partner na McKinsey & Company, servindo, entre outros cargos, como líder do sector da Banca para Espanha e Portugal e como um dos líderes globais de Risco e Resiliência. O novo administrador do Novobanco tem um MBA pelo Insead e mais de 15 anos de experiência a aconselhar instituições financeiras.

“O CGS considerou João Paixão Moreira o candidato ideal, dado o seu significativo conhecimento e vasta experiência em processos de transformação de modelos de negócio da banca comercial e de retalho, digitalização das jornadas de cliente, melhorias na gestão de capital e aumentos de produtividade”, avança o comunicado.

Mark Bourke, Chief Executive Officer do Novobanco elogia Luís Ribeiro “por ter redefinido e desenvolvido com sucesso, o franchise de retalho e pequenos negócios, e congratulá-lo por este novo desafio de liderar o franchise de empresas e PMEs, construindo a nossa posição de liderança no setor empresarial português”.

O CEO também diz que João Paixão Moreira como membro do CAE, permitirá ao Novobanco continuar a desenvolver-se e a competir como um banco português forte e independente.

“O profundo conhecimento e experiência do João no sector da banca em geral, e do Novobanco em particular, fazem dele uma excelente incorporação na nossa equipa de gestão”, diz Mark Bourke,

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.