[weglot_switcher]

MAAT celebra nove anos com atividades gratuitas

Sábado, 5 de outubro, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia celebra nove anos e está em festa. O que pode esperar? Abertura de novas exposições, visitas, performances, música, poesia e sessões de bem-estar. Todas as iniciativas são de acesso gratuito.
3 Outubro 2025, 17h38

Ligar arte, arquitetura e tecnologia. É esse o propósito do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que celebra o nono aniversário a 5 de outubro. Nove anos a conquistar públicos e “a promover o discurso crítico e a prática criativa”. Objetivo? “Suscitar novos entendimentos sobre o presente histórico e o compromisso responsável com o futuro”, refere a instituição no seu website.

O aniversário é, assim, mais uma oportunidade para o MAAT suscitar novos entendimentos sobre o presente histórico e o compromisso responsável com o futuro. É precisamente com o olhar no futuro que o museu abre as suas portas ao público nesta data especial com a abertura de duas novas exposições. Cerith Wyn Evans – Formas no Espaço… através da Luz (no Tempo) tem curadoria de Sérgio Mah e reúne esculturas de luz, instalações sonoras e vídeos. E ainda  Fluxes – Trienal de Arquitectura de Lisboa, que integra a 7ª edição da Trienal e que estará patente ao público até 19 de janeiro de 2026. Paralelamente, e no âmbito da BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, o MAAT recebe a instalação Coral dos Corpos sem Norte, de Kiluanji Kia Henda, na Praça do Carvão,

Inaugurado em outubro de 2016 no contexto da política de mecenato cultural da Fundação EDP, o MAAT procura, simultaneamente, interrogar e celebrar as ambições intelectuais e os meios criativos através dos quais imaginamos (com a arte), habitamos (com a arquitetura) e criamos (com a tecnologia) o mundo em que vivemos.

 

5 de outubro | Programa

10.00 – 19.00 Abertura de novas exposições

10.00 – 13.00 Repair Café vem ao MAAT

O MAAT associa-se ao Repair Café e convida o público a levar pequenos eletrodomésticos para serem reparados gratuitamente. Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

10.15 – 11.15 Visita temática: Como funciona este Museu?, com Thais Bressiani

10.30–18.45 Visitas relâmpago (30min)

11.00–12.30 Visita temática de arquitetura: Espaços Acessíveis, com Cristina Campos

11.00–13.00 Oficina STEAM* de arte e robótica: ArtBot

15.00–16.30 Visita de Arquitetura: MAAT Gallery e MAAT Central, com Fabrícia Valente

16.00–17.00 Oficina de Ciências: A Magia do Eletroíman

17.00–17.45 Performance na instalação Kiluanji Kia Henda: Coral dos Corpos sem Norte

NOTA: Todas as atividades são gratuitas, mas requerem inscrição no próprio dia na bilheteira no MAAT Central.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.