[weglot_switcher]

Madalena Tomé: CEO da SIBS é terceira poderosa da Tecnologia e Telecomunicações

Madalena Tomé entrou diretamente para o top3 das mais poderosas nos negócios da Tecnologia e Telecomunicações do ranking da Forbes Portugal. Com um percurso invejável e com espaço para crescimento, a responsável da SIBS (gestora do Multibanco e MB Way) é das empresárias mais reconhecidas no seu sector.
Madalena Tomé
Cristina Ferreira
30 Outubro 2024, 07h30

Madalena Tomé é um dos nomes a ter em atenção quando se fala em tecnologia, especialmente em financeira. A gestora é uma das 55 mulheres destacadas no ranking anual da Forbes Portugal, surgindo na terceira posição da categoria Tecnologia e Telecomunicações, à frente de Candy Flores e de Cristina Fonseca.

Madalena Cascais Tomé lidera a SIBS, gestora da rede Multibanco e do MB Way, desde 2015, e é considerada uma das mais conceituadas empresárias nacionais na sua área. Recentemente, Madalena Tomé foi destacada como uma das 25 mulheres líderes na tecnologia financeira em toda a Europa, no âmbito do relatório “The Top 25 Women Leaders in Financial Technology Report of Europe 2023“, sendo ainda a única portuguesa a fazer parte da lista.

A gestora licenciou-se em Matemática Aplicada no ISEG em 1999 e possui uma pós-graduação em Estudos de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa, terminada em 2002. Quando se licenciou começou a carreira na Andersen Consulting, onde esteve pouco mais de dois anos, tendo passado mais dois anos pela Deloitte.

Quando saiu da Deloitte, trabalhou como consultora na McKinsey & Company, focando-se nas áreas de Banca, Seguros, Telecom e Distribuição. Mais tarde, e ainda dentro da consultora McKinsey, Madalena Tomé foi consultora a nível europeu nas áreas de Retail Banking & Marketing Estratégico.

O ano de 2009 seria de viragem: saída da McKinsey e entrada no grupo Portugal Telecom, onde fez carreira dentro das telecomunicação até 2015, ano em que ingressa para a SIBS. Foi na antiga PT que Madalena Tomé desempenhou funções de diretora de Operações Comerciais, diretora de Canais Remotos, Online e Novos Canais para o segmento das PME.

Entre todo este percurso profissional, a gestora não parou de querer crescer e, por isso, adicionou novas valências educativas ao seu currículo. Madalena Tomé conseguiu ter formação executiva em Direção pelo Insead e de Liderança pela Harvard Business School.

Na lista do ano passado, a Forbes Portugal tinha colocado Madalena Tomé na 27ª posição de entre as 50 mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios em Portugal. Este ano teve entrada direta na categoria que representa.

Em maio deste ano foi reconduzida para mais um mandato à frente da SIBS, o quarto triénio desde que entrou na empresa para assumir o cargo de CEO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.