[weglot_switcher]

Madeira: Albuquerque alerta para necessidade de reforçar capacidades na área da Saúde

Durante uma intervenção no comité das ilhas, o presidente do Governo da Madeira insistiu na realização de testes ao coronavírus na partida, referindo a importância desta medida na recuperação do turismo.
21 Outubro 2020, 10h02

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, voltou a reforçar a necessidade de se realizarem testes à partida ao covid-19, identificado esta medida como crucial para a recuperação do turismo, durante uma intervenção na reunião plenário do Comité da Ilhas, uma das seis que integra a Conferências das Regiões Marítimas Periféricas da Europa (CRPM), que reúne mais de 150 regiões de 24 Estados da União Europeia, correspondendo a um universo de mais de 200 milhões de cidadãos europeus. Para além disto alertou para a importância de se reforçar capacidade na área da saúde, e vincou que é necessária uma visão europeia sobre esta necessidade, “em particular nos territórios insulares”.

O líder do executivo madeirense, que é também vice-presidente do Bureau Político da CRPM, mostrou-se “fortemente favorável” com a perspetiva de desenvolvimento de um pacote de propostas em torno dos transportes e mobilidade, a ser preparado pela Comissão das Ilhas, e a ser apresentado à União Europeia, “a fim de ser tido em linha de conta na ação comunitária futura”.

A sessão plenária do Comité das ilhas discutiu os impactos económicos e sociais da pandemia e juntou políticos, com responsabilidades legislativas ou governativas em ilhas da União Europeia.

Albuquerque apresentou as medidas que foram tomadas para salvaguarda da saúde dos habitantes da região autónoma, e os impactos que a pandemia está a ter na economia, no emprego e na sociedade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.