[weglot_switcher]

Madeira: Inflação manteve-se nos 3,3% em agosto

“O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 3,6%, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês precedente”, indicam os dados da DREM.
19 Setembro 2024, 12h32

O Índice de Preços no Consumidor atingiu os 3,3% em agosto, para os últimos 12 meses, na Região Autónoma da Madeira, mantendo-se estável neste valor desde abril, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

“O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 3,6%, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês precedente. Os bens registaram uma taxa de 2,1% e os serviços de 5%”, de acordo com o instituto de estatística.

Os maiores aumentos foram para os Restaurantes e Hotéis com uma taxa de 8,1% seguindo-se as Comunicações (6%), os Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (4,8%) enquanto que o Vestuário e calçado foi a única área com variação negativa com -0,7%.

“Na Região Autónoma da Madeira, em termos homólogos, ou seja, comparando agosto de 2024 com o mesmo mês de 2023, a variação de preços foi de 3,5%, -0,4 p.p. face ao mês anterior. A nível nacional, esta taxa foi de 1,9%, valor inferior em 0,6 p.p. ao registado em julho de 2024”, diz a DREM.

Em termos mensais, a variação dos preços na Região, em agosto de 2024, foi de 0,1% (-0,4% no mês anterior), indicam os dados do instituto de estatística da Região.

“O valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de 0,6% em relação ao mês precedente (igual à observada no mês anterior) e de 7,7% se comparado com o mês homólogo (7,5% em julho anterior)”, acrescentou a DREM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.