[weglot_switcher]

Madeira: Iniciativa Liberal quer novas eleições e dificilmente apoia novo Governo Regional

“Consideramos que é necessário recorrer a eleições antecipadas na Madeira e foi essa a posição que transmitimos ao senhor Presidente, transmitindo também que a Iniciativa Liberal será sempre um contributo para a estabilidade governativa da Madeira e não para a instabilidade”, disse a força partidária.
7 Janeiro 2025, 17h33

O líder da Iniciativa Liberal, Gonçalo Maia Camelo, defendeu que a Madeira necessita de ir a eleições durante a audição que teve esta terça-feira com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Consideramos que é necessário recorrer a eleições antecipadas na Madeira e foi essa a posição que transmitimos ao senhor Presidente, transmitindo também que a Iniciativa Liberal será sempre um contributo para a estabilidade governativa da Madeira e não para a instabilidade”, declarou.

Gonçalo Maia Camelo falava aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está hoje a ouvir os partidos com representação no parlamento regional na sequência da aprovação de uma moção de censura ao executivo minoritário do PSD.

O coordenador da Iniciativa Liberal Madeira disse, por um lado, que não traça “linhas vermelhas a quaisquer soluções”, respeitando a força política ou conjugação de forças mais votadas, mas assegurou que não apoia o presidente da estrutura regional do PSD e presidente do executivo insular, Miguel Albuquerque, que já assumiu que será novamente cabeça de lista.

O partido, atualmente representado no parlamento regional pelo deputado único Nuno Morna, também “dificilmente viabilizará determinadas soluções, nomeadamente de esquerda radical ou soluções populistas”, assim como não pretende integrar coligações governamentais.

Marcelo está a receber esta terça-feira os partidos madeirenses para abordar a situação política da Região. Todos os partidos defenderam eleições nas audições que tiveram com o Representante da República, Ireneu Barreto, algo que têm repetido desta vez com o Presidente da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.