[weglot_switcher]

Madeira regista esta quarta-feira mais de 100 casos de Covid-19

O governante diz ainda que neste momento a Região conta com 108 cadeias de transmissão ativas, numa altura em que também a vacinação iniciada aumentou 1 ponto percentual (p.p.), situando-se nos 86%.
24 Novembro 2021, 17h07

A Região Autónoma da Madeira regista esta quarta-feira, 24 de novembro, mais de 100 casos positivos de infeção por Covid-19, acaba de informar o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

O governante diz ainda que neste momento a Região conta com 108 cadeias de transmissão ativas, numa altura em que também a vacinação iniciada aumentou 1 ponto percentual (p.p.), situando-se nos 86%.

Pedro Ramos apela, por isso, para o uso da máscara, testagem massiva e continuação da vacinação, num momento em que já 10% da população tomou a dose de reforço, o que corresponde a 24 mil cidadãos.

O Secretário com a pasta da Saúde destaca ainda que entre o dia 19 e o dia 23 de novembro, ou seja, após o anúncio de medidas mais restritivas na RAM pelo Executivo madeirense, 40% do total de vacinas administradas, ou seja, 8.821 vacinas corresponderam à primeira dose.

Ainda durante este período foram realizados 43.917 testes de despiste à Covid-19, ou seja, “quase dez mil testes por dia, sinal de que a capacidade está instalada na RAM”, embora “poderá ser melhorada”.

“Neste momento temos 57 postos aderentes, entre farmácias, laboratórios e clínicas privadas e temos já mais duas farmácias e mais cinco entidades privadas que já solicitaram a sua adesão a todo este processo”, indica o governante.

Pedro Ramos vinca que “é expetável” que haja o aumento do número de casos, que se explica pela testagem massiva, mas distingue que “somar casos Covid é diferente de somar doença Covid”.

O Secretário indica ainda que há cerca de dois mil estrangeiros a viver na Região, o que significa que “a Madeira já atingiu os 85% de vacinação completa, falta apenas o registo real”.

Sem contar com os casos registados esta quarta-feira, a Região tem 31 casos ativos na área da saúde: três médicos, oito enfermeiros, três assistentes operacionais, seis assistentes técnicos, três operadores de manutenção, três técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e cinco profissionais de outras áreas de intervenção.

Na área social há 45 casos ativos nas estruturas residenciais para idosos e similares e na área da educação há 109 casos ativos, sendo que a maioria são alunos.

Pedro Ramos refere ainda que a capacidade dos Cuidados Intensivos “é mais do que evidente” nesta altura, destacando que a Região detém 100 ventiladores, “mas julgo que não vamos chegar a esse ponto”.

[Atualizada às 18h46]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.