[weglot_switcher]

Madeira: Representante da República recebe partidos para encontrar solução de governo

Ireneu Barreto começa por ouvir, na terça-feira, o PAN às 10h00, seguindo-se a Iniciativa Liberal e o CDS-PP. Durante a tarde, será a vez do Chega, JPP, PS e PSD.
27 Maio 2024, 14h18

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, vai receber os partidos que têm assento parlamentar na Assembleia da Madeira, esta terça-feira, depois das eleições do passado domingo, que foram vencidas pelo PSD.

Ireneu Barreto justifica estas audições às forças partidárias com “a urgência em encontrar uma solução de Governo que permita a aprovação de um Programa de Governo e de um novo Orçamento Regional com a maior brevidade”.

O Representante da República adiantou que estas audições têm também a intenção de se proceder à nomeação do presidente do Governo Regional da Madeira, “logo que estejam reunidas as condições formais e políticas” para esse efeito.

Ireneu Barreto começa por ouvir o PAN às 10h00, seguindo-se a Iniciativa Liberal (11h00) e o CDS-PP (12h00). Durante a tarde, será a vez do Chega (14h00), JPP (15h00), PS (16h00) e PSD (17h00).

As eleições foram vencidas pelo PSD, sem maioria absoluta (que é atingida com 24 deputados), tendo elegido 19 deputados, menos um face à legislatura anterior. O PS manteve os 11 deputados e o Juntos pelo Povo (JPP) passou de cinco para nove deputados. Já o Chega manteve os quatro mandatos, o CDS-PP passou de três para dois deputados, a Iniciativa Liberal manteve o seu deputado e o PAN conservou a deputada que tinha na anterior legislatura. A CDU e o Bloco de Esquerda perderam a representação parlamentar. Até aqui, ambos os partidos contavam com um deputado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.