A Maersk e a Hapag-Lloyd, duas companhias de navegação, assinaram um acordo para realizarem uma parceria de longo prazo, chamada ‘Gemini Coorperation’. Esta colaboração vai iniciar-se em fevereiro de 2025 com o intuito de aumentar a quota de mercado e criar uma rede oceânica e flexível com novos padrões de eficiência e confiança.
Em comunicado, as empresas revelam que este acordo vai compreender uma frota de cerca de 290 navios com uma capacidade combinada de 3,4 milhões de contentores, com a Maersk a implementar 60% e a Hapag-Lloyd 40%.
Rolf Habben Jansen, CEO DA Hapag-Lloyd, afirma que “unirmo-nos com a Maersk vai ajudar-nos a melhorar a qualidade de entrega aos clientes. Adicionalmente, vamos beneficiar da eficiência da nossa operação e juntar esforços para acelerar a descarbonização da indústria”.
Como parte do acordo, as duas empresas apontaram a meta ambiciosa de fornecer uma confiabilidade de cronograma superior a 90% assim que a rede estiver totalmente implementada. Além da melhoria de serviços, os clientes também vão beneficiar de melhores tempos de trânsito em muitos dos principais corredores porto-a-porto e do acesso a alguns dos centros oceânicos mais bem conectados do mundo.
“Estamos contentes por entrar nesta colaboração com a Hapag-Lloyd, que é um parceiro marítimo ideal na nossa jornada estratégica. Ao entrar nesta colaboração, nós vamos oferecer aos nossos clientes uma rota oceânica flexível que vai aumentar a fasquia de confiança no sector”, sublinha Vicent Clerc, CEO da Maersk.
Ambas as empresas estão focadas nas suas metas de descarbonização, com a Maersk a apontar para a net–zero em 2040 e a Hapag-Lloyd cinco anos depois.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com