[weglot_switcher]

“Mantenham a calma e apoiem Barnier”: França nega afastamento do negociador do Brexit

Apesar dos relatos britânicos de que Barnier seria afastado das conversações, o responsável francês pelos assuntos europeus recorreu ao humor e às redes sociais para negar os rumores e mostrar apoio ao negociador-chefe europeu.
União Europeia
5 Setembro 2020, 18h34

França negou a saída de Michel Barnier como o principal responsável do lado europeu pelas negociações do Brexit, depois de uma reportagem do The Telegraph ter apontado para tal cenário.

O desmentido foi feito no Twitter por Clement Beaune, o secretário de estado francês para os assuntos europeus, que usou um famoso slogan inglês da II Guerra Mundial para, de forma bem-disposta, se pronunciar sobre a reportagem do The Telegraph.

“Mantenham a calma e apoiem Michel Barnier”, lia-se no primeiro tweet. “Sem dúvida o humor britânico a que está habituado o The Telegraph: evidentemente, apoiamos plenamente o negociador Michel Barnier. #fakenews”, acrescentou.

As notícias que apontavam para o afastamento de Barnier prendiam-se com o impasse em que as negociações do Brexit se encontram, com Ursula von der Leyen a alegadamente tentar uma nova abordagem às conversações. Várias fontes apontam para uma insistência britânica num acordo que permita ao país manter soberania sobre os seus planos de ajuda estatal, algo que esbarra nas pretensões europeias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.