[weglot_switcher]

Mar tem peso de 10% na economia da Madeira

Na economia do mar gerou-se mais receitas na pesca descarregada, o registo internacional de navios voltou a crescer e a aquicultura conseguiu manter o nível de produção acima das 1.500 toneladas.
18 Novembro 2023, 10h30

A economia do mar tem um peso de 10% na economia da Região Autónoma da Madeira, em 2022, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

A DREM divulgou os dados constantes na conta satélite do Mar da Região onde se pode verificar que a pesca descarregada desceu 9,2%, face ao período homólogo, mas subiu 10,5% nas receitas.

Na aquicultura voltou-se a passar pelo segundo ano as 1.500 toneladas de produção.

O Registo Internacional de Navios continuou a crescer enquanto que os cruzeiros voltaram a recuperar depois da quebra verificada na pandemia da Covid-19.

Em crescimento esteve também o transporte marítimo de mercadorias. A ligação marítima de passageiros entre a Madeira e o Porto Santo teve uma subida de 32,2%.

A Região, em 2022, teve 16 praias com bandeira azul, e conseguiu-se manter o mesmo número de empresas de animação turística com atividades ligadas ao mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.