[weglot_switcher]

Marcelo diz que respeita escolha de Costa Silva pelo primeiro-ministro

Presidente diz respeitar as “escolhas feitas pelo primeiro-ministro quanto a colaboradores com importância e particular responsabilidade para missões específicas”, referindo-se ao novo conselheiro económico de António Costa.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
1 Junho 2020, 15h15

O Presidente da República disse hoje que respeita a escolha de António Costa Silva para seu conselheiro económico.

“O PR pronuncia-se sobre a escolha de membros do Governo, ministros, secretários de Estado, e respeita as escolhas feitas pelo primeiro-ministro e os membros do Governo, quanto a colaboradores com importância e particular responsabilidade para missões especificas”, declarou hoje Marcelo Rebelo de Sousa em declarações transmitidas pela RTP.

O gestor António Costa Silva, atualmente presidente da petrolífera Partex, foi convidado pelo primeiro-ministro a desenhar o programa de recuperação económica para o país no pós-pandemia Covid-19.

“É uma matéria que o primeiro-ministro informou o Presidente da República, mas relativamente à qual, não se tratando de um membro do Governo, não há propriamente uma nomeação formal do Presidente”, explicou, durante uma visita à Quinta das Torres, instituição da Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Marcelo Rebelou de Sousa apontou que “já houve outras missões, como no caso da floresta”, apontando que o ” plano de recuperação económica e social do país” é “muito importante”.

“Aquilo que foi comunicado pelo primeiro-ministro é que não se tratava de um novo membro de Governo e que a escolha por despacho para exercer uma função ao mesmo tempo de aconselhamento e de conjugação de esforços, mas não se tratava propriamente de uma remodelação governamental”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.