Marcelo sobre fecho das escolas: “Há novos dados que estão a ser ponderados”

Questionado sobre a hipótese de suspensão da campanha e a liberdade de circulação nas eleições, o Presidente da República e candidato a Belém referiu que “uma coisa é ir ponderando a resposta à pandemia outra é suspender a democracia”.

marcelo_rebelo_sousa_legislativas

O Presidente da República disse esta quarta-feira que a análise às medidas de controlo da pandemia acompanha a evolução da situação epidemiológica do país e os dados disponibilizados pelas autoridades de saúde.

“Verá se se justifica ou não haver, na sequência dessa ponderação, uma decisão antes ainda desta semana que vem. Há dados novos que devem ir sendo ponderados e essa ponderação pode ser feita a todo o momento, nos próximos dias ou daqui a mais três”, referiu, quando questionado pela imprensa sobre o potencial encerramento das escolas.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que um dos elementos nessa ponderação é a nova estirpe do coronavírus que foi detetada no Reino Unido. “Aparentemente tem uma dimensão hoje que não tinha há semanas”, explicou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas, esta tarde.

Caracterizando-se como Presidente e, simultaneamente, candidato às presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que não pretende dar aos portugueses um sinal contraditório com o apelo à votação. “Uma coisa é ir ponderando a resposta à pandemia outra é suspender a democracia. O dia da votação deve decorrer com os portugueses a perceberem que é muito importante votarem”, sublinhou.

Desde o início da pandemia, Portugal regista 581.605 casos confirmados de Covid-19. Só esta quarta-feira houve um recorde de novas 14.647 infeções, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 9.465, tendo-se registado nas últimas 24 horas mais 219 vítimas mortais.

A DGS revela que existem 266.384 casos registados no Norte (mais 5.097), 78.953 no Centro (mais 2.6780), 197.311 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 5.593), 13.356 no Algarve (mais 459), 3.093 casos na Região Autónoma dos Açores (mais 43), 2.916 na Região Autónoma da Madeira (mais 72) e 19.592 casos no Alentejo (mais 603).

Ler mais
Recomendadas

Marques Mendes: Aeroporto “é exemplo da incompetência” “partilhada entre o Governo e o PSD”

O analista social-democrata acha que o segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa vai ser mais interventivo e que a corrida Medina-Moedas será elevada. Quanto à pandemia, os professores são o próximo grupo a vacinar e o desconfinamento começa a 15 de março.

PS exige demissão de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

Diversas federações do PS exigiram a “demissão imediata” de Pedro Machado, candidato do PSD à Figueira da Foz, da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições para aquela entidade.

Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República vai ter mais de 60% de mulheres nas suas casas Civil e Militar no segundo mandato, que serão a maioria dos licenciados.
Comentários