[weglot_switcher]

“É uma honra tremenda”. Mark Rutte nomeado próximo secretário-geral da NATO

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 1 de outubro, quando terminar o mandato de Jens Stoltenberg. “A Aliança continuará a ser fundamental para a segurança coletiva”, garante o novo secretário-geral.
Mark Rutte
26 Junho 2024, 10h26

O antigo primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, foi hoje nomeado o próximo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sucedendo ao norueguês Jens Stoltenberg.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte.

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 1 de outubro, quando terminar o mandato de Jens Stoltenberg.

O antigo primeiro-ministro dos Países Baixos já publicou uma reação nas redes sociais em que destaca que “é uma honra tremenda” ser escolhido para o cargo e garante a Aliança “continuará a ser fundamental para a segurança coletiva”.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já deu os parabéns a Mark Ruttee, via redes sociais.

“Parabéns caro Mark Rutte, pela eleição como novo secretário-geral da NATO. A sua liderança e experiência será crucial para a Aliança durante estes tempos desafiantes. Anseio por trabalharmos juntos no sentido de fortalecer a parceria entre a União Europeia e a NATO”, destacou nas redes sociais a dirigente que deverá ser reconduzida na liderança da Comissão Europeia.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, apoiou a 18 de junho a candidatura do primeiro-ministro holandês cessante Mark Rutte, acrescentando que a instituição está muito perto de decidir sobre o seu sucessor.

“É um candidato muito forte. Tem muita experiência como primeiro-ministro. É um amigo e colega próximo”, afirmou Stoltenberg, citado pela agência EFE, em Washington, onde se encontrou segunda-feira com o Presidente norte-americano, Joe Biden, e hoje com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.