[weglot_switcher]

Media Capital tem novo CEO: sai Luís Cabral, entra Manuel Alves Monteiro

O novo líder da Media Capital é também vogal na Mystic Invest, empresa controlada pelo empresário Mário Ferreira que detém 30% da empresa dona da TVI.
16 Julho 2020, 15h03

O gestor Luís Cabral renunciou à presidência executiva da Media Capital, informou a empresa que é dona da TVI e da Rádio Comercial, em comunicado veiculado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esta quinta-feira. A saída de Luís Cabral acontece dias depois de ter sido anunciada a saída do jornalista Sérgio Figueiredo da chefia da direção de informação da TVI.

“O Grupo Media Capital regista com profundo reconhecimento o contributo e reconhecida competência com que Luís Cabral serviu a Sociedade, em diferentes áreas de negócio e em diferentes funções, sempre pautando a sua atuação por elevados níveis de rigor e profissionalismo e aproveita a oportunidade para expressar os votos de sucessos futuros”, lê-se no comunicado.

Luís Cabral foi designado CEO da Media Capital há cerca de um ano, substituindo Rosa Cullell. Cabral é reconhecido pelo trabalho desenvolvido na área das rádios grupo de media, tendo sido administrador da Media Capital Rádios antes de chegar à liderança da dona da TVI.

O conselho de administração do grupo já escolheu, entretanto, um novo CEO. Manuel Alves Monteiro, que passou a integrar o conselho de administração da Media Capital como administrador não executivo, em abril deste ano, sucede a Luís Cabral na liderança da dona da TVI, tendo sido designado administrador delegado da sociedade.

Em comunicado, Manuel Alves Monteiro assumiu que chega a “um cargo de imensa responsabilidade” e que tem o objetivo de “dar continuidade a uma modernização do Grupo Media Capital”.

O sucessor de Luís Cabral foi presidente da Bolsa de Valores de Lisboa e é, atualmente, vogal na Mystic Investments, uma das empresas controladas pelo empresário Mário Ferreira.

Mário Ferreira adquiriu em maio deste ano 30% da Media Capital, por 10,5 milhões de euros. O negócio avaliava a Media Capital em 130 milhões de euros – incluindo a dívida de 80 milhões -, bastante abaixo do enterprise value de 205 milhões que a Cofina iria pagar pela dona da TVI, antes de ter desistido dessa operação, em março.

O empresário que é dono da Douro Azul é o segundo mais acionista da Media Capital, atrás do conglomerado espanhol Prisa que detém 64,47% do grupo de media português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.