[weglot_switcher]

Média de ocupação dos alojamentos no Algarve foi de apenas 5,7% em abril

“Em valores acumulados, desde o início do ano, a ocupação cama regista uma descida média de 89,4%”, aponta a AHETA.
6 Maio 2021, 18h00

A Associação dos Hotéis E Empreendimentos Turísticos Do Algarve (AHETA) informou, esta quinta-feira, que a taxa média global de ocupação em unidades de alojamento no Algarve foi de 5,7% em abril.

Em comunicado, a AHETA apontou que “a taxa de ocupação global média por quarto foi 5,7%”, o que representa uma redução de 91,2% em relação ao valor registado em 2019. O mercado nacional diminuiu 74,5% e o externo 93,9%.

“Em valores acumulados, desde o início do ano, a ocupação cama regista uma descida média de 89,4% e o volume de vendas uma descida de 90,8% face ao mesmo período de 2019”, sublinha a AHETA acrescentando que “as descidas são homogéneas e afetaram, negativamente, todos as categorias de estabelecimentos e áreas geográficas”.

O Algarve e a preocupação para com as empresas da região foram recentemente mencionadas pelo ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Durante reunião plenária de quinta-feira, 6 de maio, o governante referiu que o Governo manifesta “preocupação” para com a situação vivida por estas empresas, mas não deixou de sublinhar o apoio que até ao momento foi cedido.

“Só no sector do turismo as empresas algarvias já tiveram um financiamento na ordem dos 355 milhões de euros, o que reflete precisamente o impacto brutal que do ponto de vista proporcional as empresas do Algarve neste sector sofreram relativamente ao resto do país”, apontou o governante, acrescentando que está é a “região que em termos proporcionais mais tem tido estes apoios mas obviamente precisamos de atenção mais particulares”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.