Depois da Vodafone e da NOS, também a MEO confirma que, “devido à falta de energia elétrica sentida em Portugal Continental, os seus serviços se encontram temporariamente com perturbações”.
A operadora liderada por Ana Figueiredo diz que “ativamos de imediato o nosso Plano de Contingência, unindo todos os esforços, de forma a garantir a maior estabilidade possível dos serviços”.
“Para reforçar a autonomia da sua rede móvel, dada a imprevisibilidade da reposição de energia, a MEO reconfigurou a sua rede, limitando a utilização de dados móveis e apelando aos seus clientes que façam um uso responsável das comunicações móveis até que a situação seja totalmente normalizada”, disse a MEO.
Segundo a E-Redes, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
Ainda não há previsão de quando será retomada a eletricidade em Portugal sendo que a REN- Redes Energéticas Nacionais está já a repor os serviços “pouco a pouco” da energia no país.
O apagão também afetou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400 mil volts. Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia.
A Red Eléctrica, gestora da rede elétrica espanhola, está a fazer a reposição gradual dos níveis de tensão da rede começando pelas regiões Norte e Sul de Espanha, num processo de “energização paulatina” da rede de transporte, à medida que os grupos geradores das várias centrais se vão voltando a ligar à rede, depois do apagão da manhã desta segunda-feira, que afetou várias regiões em Portugal e Espanha e também no sul de França, informou a Red Eléctrica na rede social X.
O serviço de eletricidade já foi restabelecido em França depois de algumas zonas terem sofrido um corte parcial, avançaram hoje fontes do gestor nacional da rede, RTE, citadas pela agência espanhola de notícias Efe.
As fontes acrescentam que a RTE está a estudar como movimentar as interligações eléctricas para ajudar a restabelecer a ligação em Espanha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com