O último relatório de inteligência estratégica da GlobalData, “Global M&A Deals in Q1 2025 – Top Themes by Sector” (Negócios globais de fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025 – Principais temas por setor), revela que os mega-negócios, negócios com um valor de transação superior ou igual a mil milhões de dólares, diminuíram 11%, para 453 mil milhões de dólares, face aos 507 mil milhões de dólares do primeiro trimestre de 2024.
O mercado global de fusões e aquisições (M&A) no primeiro trimestre de 2025 testemunhou negócios no valor de 580 mil milhões de dólares, um declínio de 13% em comparação com o primeiro trimestre de 2024, o que a GlobalData atribui ao contexto de elevadas incertezas geopolíticas e do baixo crescimento em todas as principais economias.
O setor TMT liderou a atividade empresarial de fusões e aquisições, com negócios no valor de 174 mil milhões de dólares registados no primeiro trimestre de 2025. Alguns setores registaram uma queda ano após ano no valor dos negócios no primeiro trimestre de 2025.
A resiliência da cadeia de abastecimento foi o tema mais importante, com 84 mil milhões de dólares em transações relacionadas com a cadeia de abastecimento em 25 negócios, abrangendo setores como a saúde e os materiais, revela a GlobalData, uma empresa líder em dados e análises.
Priya Toppo, Analista de Inteligência Estratégica da GlobalData, diz que “as empresas estão a intensificar o seu foco nas atividades de fusões e aquisições relacionadas com a cadeia de abastecimento. Para mitigar os riscos e aumentar a eficiência operacional, estão a investir cada vez mais em cadeias de abastecimento resilientes, localizadas e com tecnologia. Isto aplica-se especialmente aos setores da saúde, materiais, indústria e consumo”.
O maior negócio da cadeia de abastecimento foi a aquisição da Walgreens Boots Alliance pela Sycamore Partners por 23,7 mil milhões de dólares. Este acordo foi também o maior no setor do consumo no primeiro trimestre de 2025. Foi seguido pela aquisição da Nova Chemicals pelo Borouge Group International por 13,4 mil milhões de dólares e pela aquisição da Beacon Roofing Supply pela QXO por 10 mil milhões de dólares.
“Uma tendência contínua é o domínio da América do Norte na atividade empresarial de fusões e aquisições, representando 2.920 negócios no valor de 380 milhões de dólares durante o primeiro trimestre de 2025. No entanto, a América do Norte, a Europa, a China, a APAC (exceto a China) e o Médio Oriente e África tiveram um declínio anual no valor dos negócios.”
A Toppo conclui: “A perspetiva de fusões e aquisições para o resto de 2025 é cautelosamente otimista. As perspetivas de cortes de juros em determinados mercados e a melhoria geral da perspetiva de crescimento global podem impulsionar o aumento da atividade. No entanto, os mega-negócios podem continuar a enfrentar desafios, especialmente nos EUA, onde o escrutínio antitruste continua a ser um foco importante para os reguladores.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com