O Dubai alcançou o melhor desempenho de sempre em 2024 ao registar 18,72 milhões de visitantes internacionais ao longo do ano, representando um crescimento de 9% em relação ao ano anterior, quando se verificaram 17,15 milhões de chegadas de turistas. O número do ano passado também superou o recorde anterior, de acordo com os dados mais recentes publicados pelo Departamento de Economia e Turismo (DET) do Dubai.
O DET destaca que o mercado português registou um crescimento de 18% no número de visitantes para o Dubai no último ano, reforçando o crescente interesse dos viajantes portugueses pelo destino.
O Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) diz que o crescimento “está alinhado com os objetivos da Agenda Económica de Dubai D33, lançada pelo Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, para consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das três principais cidades globais para negócios e lazer, e a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar”.
No que diz respeito a mercados emissores, o Dubai mantém-se como destino de viagem de primeira escolha para visitantes tanto dos principais mercados tradicionais, quanto dos emergentes.
Do ponto de vista regional, o GCC (Gulf Cooperation Council) e o MENA (Médio Oriente e Norte de África) contribuíram com 28% do número de turistas internacionais.
A Europa Ocidental e o sul da Ásia representaram 19% e 18% das chegadas, respetivamente, enquanto a CEI (Comunidade de Estados Independentes) e a Europa Oriental contribuíram com 13%.
A região do norte da Ásia e do sudeste asiático representaram 9% das chegadas, as Américas contribuíram com 7%, África com 4% e Australásia com 2%.
O Departamento de Economia e Turismo, quanto à performance do setor hoteleiro do destino, diz que “este continuou a apresentar um desempenho forte, superando os níveis pré-pandemia em todas as métricas de hospitalidade – ocupação, dormidas, estada média, taxa média diária (ADR) e receita por quarto disponível (RevPAR)”.
“A taxa média diária (ADR) subiu ligeiramente para AED538, enquanto a receita por quarto disponível (RevPAR) aumentou 2%, atingindo AED421. Já a ocupação média para o setor hoteleiro em 2024 situou-se em 78,2%, um feito excecional tendo em conta o aumento geral da oferta de quartos, quando no final de 2024, a cidade totalizava 154.016 quartos distribuídos por 832 estabelecimentos, um aumento em relação aos 150.291 quartos em 821 estabelecimentos registados em 2023”, lê-se no comunicado.
“O notável desempenho turístico de Dubai em 2024 reflete o compromisso sustentado e os esforços estratégicos da nossa extensa rede de parceiros e partes interessadas, bem como a orientação da liderança visionária da nossa cidade. A nossa estratégia de mercado, construída com campanhas personalizadas e diversificadas, tem sido crucial para mostrar as diversas ofertas turísticas de Dubai ao mundo, e temos aproveitado parcerias fortes com organizações e indivíduos do setor privado e público para aumentar o nosso alcance global e promover Dubai como um centro líder para negócios, lazer e inovação”, sublinha Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).
O Dubai está no top 5 do Ranking do Índice de Segurança por Cidade da Numbeo.
O trabalho já começou no novo terminal de passageiros de 128 mil milhões de AED no Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC), que será o maior do mundo quando estiver totalmente operacional e permitirá, no futuro, que o aeroporto tenha uma capacidade de 260 milhões de passageiros anuais.
Alinhado com o Plano Urbano Mestre de Dubai 2040 e com iniciativas para transformar o Dubai numa “Cidade a 20 Minutos”, a extensão da Linha Azul do Metro de Dubai irá cobrir 30 quilómetros, ligar 14 estações e servir uma população estimada de cerca de um milhão de pessoas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com