[weglot_switcher]

Meta vai gastar milhares de milhões em chips de Inteligência Artificial, avança Zuckerberg

O fundador e CEO da empresa-mãe do Facebook, Instagram e Whatsapp vê o futuro a passar muito pelas ferramentas ligadas à IA. Os investimentos avultados vão na linha da “visão a longo prazo” que Zuckerberg tem para a empresa.
19 Janeiro 2024, 14h42

A Meta Platforms vai investir milhares de milhões de dólares nos chips de Inteligência Artificial (IA) da Nvidia, de forma a construir o “mapa de futuro” da empresa. A garantia foi deixada pelo fundador e CEO da empresa, que detém o Facebook, Instagram e Whatsapp.

A informação foi transmitida pelo empresário, através de um vídeo publicado no Instagram. Até final deste ano a Meta vai dispor de 350 mil “H100 graphics cards”. Estes chips são altamente avançados e analistas do banco de investimento norte-americano Raymond James estimam que a Nvidia esteja a vendê-los por valores entre 25 e 30 mil dólares (23 e 27,5 mil euros, respetivamente, à taxa de câmbio atual).

Assumindo que a Meta compre esta tecnologia pelo valor mais baixo, o investimento em 2024 iria fixar-se em 8,75 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros).

Zuckerberg informa ainda que, se contabilizados os GPUs (Unidades de Processamento Gráfico), a infraestrutura da tecnológica vai incluir “quase 600 mil H100”.

As aquisições da tecnológica fazem parte da “visão a longo prazo” que o CEO deu a conhecer, em prol de trabalhar na Inteligência Geral Artificial (Artificial general intelligence, na sigla em inglês), cujos especialistas dizem ser uma forma futurista de colocar as tecnologias em prática. Ao que parece, estas ferramentas geram níveis de inteligência semelhantes aos do ser humano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.