O Metropolitano de Lisboa perdeu 88 milhões de passageiros em 2020 face ao ano anterior, revela a empresa, indicando que registou um total de 85,6 milhões de validações de títulos de transporte no ano em análise. Segundo a empresa, a procura pelo metro em Lisboa registou uma quebra de 50,7%.
A empresa adianta que este decréscimo de passageiros transportados “sem precedentes na história da empresa” teve como principal causa a situação pandémica que se verifica desde março de 2020. Em 2019, as quatro linhas do Metro de Lisboa transportaram 173,3 milhões de passageiros.
“A redução de passageiros em 2020 originou uma diminuição de 26% da receita total tarifária, que foi de 87 milhões de euros (valor que inclui comparticipações de passes e pagamentos por conta), face ao mesmo período de 2019, tendo o Metropolitano de Lisboa obtido uma receita total de 117,7 milhões de euros”, indica a empresa de transportes em comunicado.
O Metro de Lisboa registou ainda um decréscimo de 46,5% de clientes com passes, passando de 127,7 milhões de passageiros em 2019 para 68,3 milhões de clientes em 2020, “valores que justificam uma diminuição das receitas do Metro nos passes de 37,4%”, passando de uma receita de 56,2 milhões de euros em 2019 para 35,2 milhões de euros em 2020.
A empresa de transportes que serve a cidade de Lisboa apontou que a diminuição de passageiros e receita também se verificou nos clientes com títulos ocasionais, tendo sofrido uma redução de 67% nestes passageiros face a 2019, passando a transportar 13,1 milhões de passageiros em 2020 face aos 39,8 milhões em 2019. A receita diminuiu em 65,8%, tendo passado de 53,5 milhões de euros em 2019 para 18,3 milhões de euros no ano em análise.
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