Milhares de motociclistas de vários pontos do país, convocados pelo Grupo de Ação Motociclista (GAM), protestaram este domingo, 5 de novembro, nas ruas de Lisboa contra o aumento do IUC.
A concentração começou pelas 12h15, na Encarnação, em Lisboa, dirigindo-se depois para Belém ao encontro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Temos que manifestar o nosso desagrado face a este abuso. Não é, de forma alguma, justo. É uma medida que nos apanhou de surpresa“, afirmou à Lusa Jorge Gameiro, que faz parte da organização do protesto.
Conforme defendeu, as motas são, hoje em dia, veículos de mobilidade para muitas pessoas e um acréscimo de até 25 euros a um IUC de 120 ou 130 euros é insuportável.
“Cada vez mais, a mota é um veículo alternativo. As pessoas, nas grandes cidades, podem deslocar-se de mota facilmente. É um veículo económico e adequado”, sublinhou.
Em causa está um aumento do IUC para as motos, previsto no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024), que vai começar a ser aplicado a partir de janeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com