[weglot_switcher]

Milhares de motociclistas aceleram até Belém em protesto contra aumento do IUC

Em causa está um aumento do IUC para as motos, previsto no Orçamento do Estado para 2024, que vai começar a ser aplicado a partir de janeiro.
Vítor Oliveira
5 Novembro 2023, 14h47

Milhares de motociclistas de vários pontos do país, convocados pelo Grupo de Ação Motociclista (GAM), protestaram este domingo, 5 de novembro, nas ruas de Lisboa contra o aumento do IUC.

A concentração começou pelas 12h15, na Encarnação, em Lisboa, dirigindo-se depois para Belém ao encontro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Temos que manifestar o nosso desagrado face a este abuso. Não é, de forma alguma, justo. É uma medida que nos apanhou de surpresa“, afirmou à Lusa Jorge Gameiro, que faz parte da organização do protesto.

Conforme defendeu, as motas são, hoje em dia, veículos de mobilidade para muitas pessoas e um acréscimo de até 25 euros a um IUC de 120 ou 130 euros é insuportável.

“Cada vez mais, a mota é um veículo alternativo. As pessoas, nas grandes cidades, podem deslocar-se de mota facilmente. É um veículo económico e adequado”, sublinhou.

Em causa está um aumento do IUC para as motos, previsto no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024), que vai começar a ser aplicado a partir de janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.