[weglot_switcher]

Misericórdia de Lisboa adere ao programa de requalificação profissional PRO_MOV

Protocolo para requalificação profissional abre 15 vagas para colaboradores internos para software developer e 15 vagas externas para cuidador geriátrico. PRO_MOV conta já entre os parceiros com a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Belmiro de Azevedo.
3 Dezembro 2025, 13h25

O programa de requalificação profissional PRO_MOV assinala a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) como novo parceiro. Com este passo, a instituição quer responder a “necessidades emergentes” de talento em setores estratégicos como a saúde e o digital.

A Santa Casa identificou um total de 30 vagas, que pretende preencher através de um modelo misto de requalificação: interno e externo.

A parceria com a Santa Casa ocorre no âmbito dos laboratórios Digital e Saúde do PRO_MOV. O primeiro é direcionado a 15 colaboradores internos interessados em mudar de área profissional, com foco no perfil de software developer. O segundo é aberto a quinze candidatos externos, para a função de cuidador geriátrico nas diversas unidades à responsabilidade da instituição.

“A Santa Casa decidiu dar prioridade ao talento interno na área digital, permitindo que os seus colaboradores se reinventem e adquiram competências alinhadas com os desafios do futuro. Ao mesmo tempo, identificámos uma necessidade crescente no setor da saúde, pelo que vamos também apostar na formação de cuidadores geriátricos, abrindo oportunidades a candidatos externos”, afirma Luís Rego, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“O envolvimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa mostra como a requalificação pode ser estratégica na gestão de talento e na resposta a desafios sociais. Estamos a criar oportunidades reais de transição para o digital e a saúde, dois setores prioritários para o futuro do país”, explica Marta Cunha, Líder da Equipa de Gestão PRO_MOV.

Além da Santa Casa, o PRO_MOV está a renovar a parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e assiste à entrada da Fundação Belmiro de Azevedo, reforçando o seu papel na requalificação profissional em Portugal.

O PRO_MOV iniciou-se em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e a SAP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a participação do Instituto do Emprego e Formação Profissional.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.