O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique anunciou esta sexta-feira a intenção de aprofundar a cooperação com Timor-Leste, nomeadamente com formação e assistência recíproca.
De acordo com informação divulgada por aquele ministério, o ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, recebeu na quinta-feira, em Maputo, o embaixador de Timor-Leste em Moçambique, “no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais entre os dois Estados”.
“Durante a reunião, as partes manifestaram disponibilidade para aprofundar o diálogo técnico e institucional, com vista à dinamização de programas de formação, intercâmbio e assistência recíproca no setor da defesa”, refere o ministério moçambicano.
Acrescenta, na mesma informação, que “o encontro visou reforçar a ação de cooperação entre Moçambique e Timor-Leste no domínio da defesa e em áreas estratégicas de interesse mútuo”.
“Consolidando o espírito de solidariedade e de partilha de experiências entre as duas nações de língua portuguesa”, refere igualmente.
A audiência, sublinha ainda o Ministério da Defesa Nacional, “reforça o compromisso de Moçambique em diversificar as parcerias internacionais e promover uma cooperação ativa no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), contribuindo para o fortalecimento da segurança coletiva e da estabilidade regional”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com