[weglot_switcher]

Moçambique. Santos Silva confirma envio de 60 militares portugueses

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Portugal vai enviar 60 militares para formar militares moçambicanos e aumentar a capacidade de resposta aos ataques terroristas.
  • Cristina Bernardo
30 Março 2021, 10h05

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu que Portugal vai enviar militares portugueses para Moçambique de forma a ajudar a população local com os ataques terroristas.

Em entrevista à RTP, Augusto Santos Silva explicou que “Portugal vê como muita preocupação e sobretudo com muita solidariedade  com o povo e as autoridade moçambicanas e por isso temos trabalhado estreitamente com o Governo de Moçambique no sentido de incrementar a nossa cooperação técnica ou militar a nível bilateral que existe e que produz efeitos”.

“Essa missão está em planeamento, envolverá certa de 60 militares que serão formadores de militares moçambicanos pertencentes às forças especiais para que as forças armadas de moçambique aumentem as suas capacidades de responder aos ataque terroristas e proteger as populações de cabo delgado”, destacou o governante.

Augusto Santos Silva referiu que esta estratégia a ser implementada vai decorrer em “função das necessidades identificadas pelas autoridades moçambicanas”. “Os ministros da defesa estabeleceram um objetivo que é de haver uma missão de apoio à força de forças especiais moçambicanas por parte das forças armadas portuguesas”, sublinhou.

Na quarta-feira, 24 de março, rebeldes armados atacaram na região norte do país, em Palma, junto à fronteira com a Tanzânia. O Governo de Moçambique disse que o ataque provocou dezenas de mortos, civis moçambicanos e também estrangeiros.

A onda de violência em Moçambique está a motivar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.