O primeiro-ministro considerou hoje que os ataques russos desta manhã à cidade ucraniana de Sumy, que provocaram mais de 30 mortos, “são intoleráveis” e salientou que “Portugal está ao lado da Ucrânia”.
“Os ataques russos à cidade de Sumy são intoleráveis. Toda a solidariedade para com as vítimas e com o Presidente Zelensky. A Rússia continua em violação flagrante do direito internacional. Portugal está ao lado da Ucrânia e do lado do cessar-fogo proposto pelos EUA”, escreveu Luis Montenegro numa publicação na rede social X.
Os ataques russos à cidade de Sumy são intoleráveis. Toda a solidariedade para com as vítimas e com o Presidente @ZelenskyyUa. A Rússia continua em violação flagrante do direito internacional. Portugal está ao lado da @Ukraine e do lado do cessar fogo proposto pelos EUA.
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) April 13, 2025
Um ataque de mísseis russos realizado hoje de manhã no centro de Sumy, no nordeste da Ucrânia, matou pelo menos, 31 pessoas, incluindo duas crianças, e causou mais de 80 feridos, segundo um balanço publicado pelos serviços de emergência ucranianos.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu, entretanto, uma “resposta forte do mundo” ao ataque a Sumy numa publicação na rede social Telegram.
“Precisamos de uma resposta forte do mundo. América, Europa, todos os que querem que esta guerra e estas mortes terminem. A Rússia quer exatamente este tipo de terror e está a arrastar esta guerra”, sublinhou o chefe de Estado ucraniano.
“Os mísseis inimigos atingiram uma rua normal da cidade, uma vida normal: casas, escolas, carros na rua…E isto num dia em que as pessoas vão à igreja, Domingo de Ramos”, descreveu Zelensky, citado pela agência Efe.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com