O presidente da Aliança Democrática já se reuniu com António Costa para preparar a transição entre Governos. Segundo o Jornal de Notícias, a reunião aconteceu na quarta-feira.
Apesar dos resultados da emigração ainda não estarem apurados, António Costa já se reuniu com Luís Montenegro para tratar da transição governativa. O ainda primeiro-ministro não vê outro cenário que não a indigitação de Luís Montenegro, perante a impossibilidade de uma maioria à Esquerda.
De recordar que a AD venceu as eleições, isto sem os votos da emigração, com 29,5% dos votos contra o PS que obteve 28,7%. Em terceiro ficou o Chega com 18,1%.
Ao fim da noite eleitoral, ainda sem os resultados finais, e com a emigração por distribuir, o Partido Socialista assumiu que ia ser a oposição. “Seremos a oposição. Renovaremos o partido e procuraremos resgatar os portugueses descontentes com o PS. Esta é a nossa tarefa daqui para a frente”, assegurou Pedro Nuno Santos.
Por sua vez, também na noite eleitoral, António Costa frisou que o PS “teve uma descida muito significativa na sua votação” e que “a soma de votos do PSD de Rui Rio com o CDS de há dois anos equivalem àquilo que a AD teve nestas eleições”, não se verificando uma grande subida.
O encontro entre Costa e Montenegro decorreu num momento em que o Presidente da República anda a receber os partidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com