A agência Moody’s avalia esta sexta-feira o rating de Portugal e, no entender do economista Filipe Garcia, a provável aprovação do Orçamento do Estado para 2024 deveria ser premiada na avaliação que será conhecida ao final da tarde hoje.
“Do ponto de vista da evolução desde maio (última revisão) dos indicadores relativos à dívida, défice e crescimento, e tendo como pressuposto que o OE 2024 vai ser aprovado na especialidade, a situação atual mereceria a subida do rating de Portugal pela Moody’s, de Baa2 para Baa1″, destaca o especialista em declarações ao JE. “Além disso, a Moody’s está com uma notação 2 níveis abaixo da Fitch (um abaixo da S&P)”, sublinha.
Apesar do cenário de eleições legislativas antecipadas, Filipe Garcia defende em declarações ao JE que a Moody’s tem esta sexta-feira uma boa oportunidade para mostrar que privilegia um enquadramento de um OE que “prevê equilíbrio entre receitas e despesas”.
“Mesmo perante a demissão do primeiro-ministro, Portugal mostra que privilegia a aprovação de um Orçamento que prevê equilíbrio entre receitas e despesas e aponta para uma redução significativa do rácio dívida/PIB, o que terá de ser visto como algo positivo”, realçou. Filipe Garcia da IMF defende a subida do rating “mesmo ainda sem o OE 2024 aprovado na especialidade – mas há um amplo consenso nessa matéria – e com riscos para o crescimento e para o panorama político, a Moody’s tem condições para subir o rating em um nível”, conclui.
A agência de notação financeira Moody’s pronuncia-se sobre a dívida soberana de Portugal na noite desta sexta-feira. É a segunda vez este ano que a agência de rating norte-americana, depois de a 19 de maio ter decidido melhorar de “estável” para “positiva” a perspetiva (outlook) sobre a notação da dívida soberana, se vai pronunciar sobre o rating nacional. No Verão, tanto a DBRS como a Standard &Poor’s fizeram melhorias semelhantes, enquanto a Fitch subiu mesmo o rating de Portugal, de BBB+ para A-.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com