[weglot_switcher]

Moody’s melhora rating da TAP pelo “forte desempenho operacional”

Segundo a agência de rating, a atualização reflete “a forte melhoria contínua na rentabilidade operacional da companhia aérea” e que se verifica desde abril deste ano, altura na qual foi feita a última avaliação.
3 Novembro 2023, 14h48

A Moody’s Investors Service (Moody’s) atualizou, esta sexta-feira, o rating corporativo de longo prazo (CFR) da TAP de B2 para B1. Agência atribui atualização à “forte melhoria contínua na rentabilidade operacional”.

Simultaneamente, a avaliação de crédito de base foi atualizada de B3 para B2. A perspetiva continua positiva.

Segundo a agência de rating, “a atualização com perspectiva positiva reflete tanto a forte melhoria contínua na rentabilidade operacional da companhia aérea desde a última atualização da Moody’s em abril de 2023 e a melhoria concomitante nas métricas de crédito, enquanto a Moody’s espera uma recuperação contínua do tráfego de passageiros em 2023 e 2024, embora o ambiente de rendimento deva normalizar a partir dos seus recentes níveis elevados”.

A Moody’s destaca ainda que “a TAP alcançou um forte desempenho operacional suportado pela sua base de clientes de lazer e pela sua exposição tanto ao Atlântico Norte como à rota brasileira, que têm sido duas rotas dinâmicas ao longo de 2023″.

De acordo com a empresa de rating, “nos nove meses até setembro de 2023, a TAP aumentou a capacidade medida pelos Assentos Quilómetros Disponíveis (ASK) para 101% em relação aos níveis de 2019 e o seu fator de ocupação excedeu o nível pré-pandemia em 82%”.

É considerada “uma recuperação mais forte do que pares com classificação maior, como a Deutsche Lufthansa Aktiengesellschaft ou a International Consolidated Airlines Group, S.A.”, apontou a Moody’s. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.