[weglot_switcher]

Morreu gestor de conta de Isabel dos Santos no EuroBic

Nuno Ribeiro da Cunha morreu, segundo apurou o Jornal Económico. Era o responsável por gerir a conta da empresária. O gestor foi ontem constituído arguido pela PGR de Angola, em conjunto com Isabel dos Santos.
  • Cristina Bernardo
23 Janeiro 2020, 10h45

Morreu Nuno Ribeiro da Cunha, diretor do private banking do Eurobic e gestor de conta de Isabel dos Santos, segundo apurou o Jornal Económico. Segundo fontes próximas, terá sido um suicídio.

O gestor era o  banqueiro responsável pelas grandes contas no banco, entre as quais a de Isabel dos Santos. O gestor foi ontem, 22 de janeiro, constituído arguido pelas autoridades angolanas no caso Luanda Leaks.

O responsável do EuroBic foi encontrado morto na quarta-feira à noite na garagem da casa onde residia no Restelo em Lisboa, segundo comunicado da PSP.

A morte de Nuno Ribeiro da Cunha surge numa altura em que estão sob suspeita transferências bancárias da Sonangol de 57,4 milhões de dólares (52 milhões de euros), realizadas a 16 de Novembro de 2017 (um dia após a exoneração de Isabel dos Santos da petrolífera angolana), para uma conta bancária no Emirates NBD, no Dubai, titulada pela Matter Business Consulting DMCC.

A investigação internacional do consórcio de jornalistas ICIJ revela mesmo que, em menos de 24 horas, a conta da empresa angolana no EuroBic Lisboa, banco de que Isabel dos Santos é a principal acionista, foi esvaziada e ficou com saldo negativo no dia seguinte à demissão da empresária da petrolífera. Estas operações levaram à abertura de um processo crime em Angola e estão também já a ser investigadas pela justiça portuguesa.

O EuroBic é detido em 42,5% por Isabel dos Santos, mas devido às revelações da investigação jornalística Luanda Leaks sobre os seus negócios, a empresária decidiu vender a sua posição no banco, anunciou a instituição na quarta-feira. Segundo o EuroBic, a saída da empresária é “definitiva e irá concretizar-se o mais rapidamente possível”. A venda da sua participação acontece porque é preciso “salvaguardar a confiança na instituição”. O Banco de Portugal já foi informado desta decisão. Ao mesmo tempo, o banco anunciou que “os administradores não executivos que exercem funções na estrutura de Isabel dos Santos apresentaram a renúncia aos seus cargos no EuroBic com efeitos imediatos”.

Na sua edição de hoje, o Correio da Manhã noticia que Nuno Ribeiro da Cunha tentou anteriormente suicidar-se. Esta tentativa teve lugar a 7 de janeiro na sua casa de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira, distrito de Beja.

A empregada doméstica encontrou o gestor em casa e chamou a GNR para dar conta de uma tentativa de suicídio “com recurso a arma branca”. As autoridades chamadas ao local encontraram Nuno Ribeiro da Cunha ferido com gravidade, mas o caso levantou suspeitas e a Polícia Judiciária foi alertada.

O CM dá conta de que a vítima de 45 anos “tinha golpes nos pulsos e uma perfuração no abdómen”, ao que a PJ decidiu avançar com a investigação perante a possibilidade de uma tentativa de homicídio, após reunir diversos elementos. O ‘Observador’ revela que a PJ apreendeu o telemóvel do gestor bancário para “tentar perceber se estaria a ser coagido para apresentar aquela versão”.

Atualmente, a PJ confirmou ao ‘Observador’ que está a decorrer a investigação com três cenários em cima da mesa: tentativa de suicídio, como indica Nuno Ribeiro da Cunha, simulação de tentativa de suicídio e tentativa de homicídio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.