Motivação é o principal trunfo na gestão de pessoas

A motivação das pessoas e das equipas é o desafio mais importante quando se trata de gerir o capital humano, revela o estudo “Gestão de Pessoas em Portugal – Os desafios 2016-2020”, que hoje é apresentado no no Auditório Fundação PT.

A identificação, o desenvolvimento e a fidelização do talento são apontados com elevada relevância pelos participantes do estudo realizado pela organização não governamental Pessoas2020, Fórum Pessoas e Organizações.

Curiosamente, sublinha-se, “o grau de importância dos desafios não depende da dimensão da organização”. Há mesmo uma grande convergência na identificação dos desafios. A atração de jovens qualificados foi considerada também um desafio de elevada importância para qualquer nível e gestão.

No que respeita a dimensão, o estudo conclui que as médias e grandes empresas estão mais preparadas do que as micro e pequenas empresas, para identificar, desenvolver e reter talento, mas também se consideram mais aptas que as pequenas empresas para lidar com a motivação das pessoas e com os temas da cultura de equipa. Do mesmo modo, as grandes empresas consideram estar melhor preparadas no desafio da comunicação interna, do que todas as outras.

No âmbito deste estudo foram inquiridas cerca de 900 pessoas, que responderam à questão: Qual o grau de importância dos desafios?

“Até chegarmos à apresentação deste estudo foram percorridas várias etapas, desde a recolha de testemunhos sobre a gestão de Pessoas a realização de um survey, consubstanciado no tratamento dos dados resultantes dos testemunhos acima referidos, aos quais responderam perto de 900 profissionais em Portugal”, explica Manuel Sousa Antunes, Presidente da Associação Pessoas 2020.

As conclusões do estudo darão início a um Plano de Ação e intervenção nas Empresas para o quadriénio 2017-2020.

Ler mais
Recomendadas

Mestrados de Finanças e Gestão da Nova SBE integram top 50 do mundo

A escola de Daniel Traça obtém ainda um 16º. lugar com o mestrado em Gestão Internacional da Aliança CEMS, que integra com 32 escolas de gestão. No QS World University Ranking 2021 figuram também mestrados da Católica-Lisboa, Faculdade de Economia do Porto e ISCTE-IUL.
Foto: European Inventor Award 2016

Portuguesa Elvira Fortunato vence Horizon Impact Award 2020

A inovação da cientista e Vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa permitiu desenvolver o primeiro écran produzido com materiais sustentáveis, já comercializado por diversas empresas.

Politécnico de Viana do Castelo adia início do ano letivo

O arranque do ano letivo 2020/2021 estava inicialmente marcado para a próxima segunda-feira, mas só vai começar a 6 de outubro.
Comentários