A rede social X estará no centro da distribuição de informação falsa em relação às eleições dos Estados Unidos, bem como declarações enganosas por parte do multimilionário Elon Musk, detentor da plataforma.
Esta é, pelo menos, a conclusão da organização sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate, citada pela “Reuters”, de acordo com o seu mais recente relatório sobre as eleições que arrancam esta terça-feira, 5 de novembro.
Segundo este relatório, as afirmações enganosas de Musk sobre as eleições já acumularam dois mil milhões de visualizações na plataforma digital só este ano.
Importa lembrar que o multimilionário é apoiante do candidato republicano Donald Trump e já doou vários milhões de dólares à sua campanha presidencial. Os últimos dados dão conta que o dono da Tesla doou perto de 75 milhões de dólares ao America Pac, comité de apoio à reeleição de Donald Trump, só no terceiro trimestre. Tamanho montante coloca Elon Musk como um dos dos maiores apoiantes do candidato republicano à corrida à Casa Branca.
Desde que assumiu o controlo da rede social anteriormente conhecida por Twitter, Musk retirou a restrição do conteúdo que pode ser publicado.
A mesma análise mostra que Musk publicou 87 tweets sobre as eleições dos EUA e que o fact-check considerou serem falsas ou enganosas. Com perto de 203 milhões de seguidores na plataforma, Musk está a permitir que as suas afirmações atuem como “efeitos de rede”, em que a informação disponibilizada na plataforma é depois transmitida para outras, nomeadamente Reddit e Telegram.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com