Barcelona já deu o pontapé de arranque do Mobile World Congress. Esta segunda-feira, 26 de fevereiro, centenas de empresas de telecomunicações e tecnologia juntaram-se para mais uma feira, naquela que é considerada uma das mais atrativas para o sector.
O foco deste ano, como não podia deixar de ser, é a Inteligência Artificial (IA) e a sua inserção nos smartphones. Ou melhor, como a IA está a melhorar as funcionalidades dos telemóveis e de todos os gadgets que as marcas possuem.
Exemplo disso são as marcas asiáticas. Reunidas no terceiro pavilhão (e um total de oito), marcas como Samsung, Xiaomi, Lenovo e Honor apresentaram os produtos que vão marcar o ano. Entre smartphones, wereables e computadores ou tablets, há muito para descobrir na MWC de 2024.
Por exemplo, a Xiaomi e a Honor apresentaram os smartphones que prometem fazer forte concorrências às empresas líderes do mercado: série 14 da Xiaomi e o Magic 6Pro. Também pelo valor a que se apresentam, acima dos mil euros, têm gerado muito interesse para os consumidores, que encheram os stands de exposição quando as portas abriram.
A Xiaomi trouxe também aquela que é a curiosidade mais esperada: o automóvel SU7. Este ano a novidade deverá começar a ser comercializada na China, ainda que não exista uma data de lançamento para o mercado chinês. Para já, a tecnológica está focada em desenvolver o automóvel no mercado asiático e só depois chegar à Europa e restantes mercados.
No lado da Lenovo, a inovação (ainda que em conceito) está na mão da Motorola, que tem estado um pouco desligada em mercado português. É que a Motorola trouxe o Rollable Display, um smartphone que pode ser usado da forma convencional, mas que se transforma em smartwatch e no seu próprio apoio. Já a Levono apresentou um computador totalmente transparente, o que pode vir a ser uma disrupção no mercado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com