Os bombardeamentos de Israel no Líbano voltaram a fazer mortos durante esta terça-feira. A situação tem estado no centro das discussões na Assembleia Geral das Nações Unidas e Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral da ONU e antigo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
“Não podemos ter no Líbano uma nova Gaza”, alertou, em entrevista à RTP 3, fazendo alusão ao cenário de guerra que se vive na Faixa de Gaza.
O responsável sublinhou que se trata de uma situação em que imperam “desigualdades, impunidade e incerteza”, além de ter deixado críticas à atuação de Israel.
“Mesmo em contexto de guerra, existem regras”, assinalou, antes de fazer um pedido para que “se respeitem as regras do direito internacional”, além de reforçar a importância de um cessar-fogo.
O próprio falou de “uma situação catastrófica” no Líbano e pediu às Nações Unidas que façam “pressão” para que o cenário que se vê em Gaza não se torne uma realidade também no Líbano. Nesse sentido, “o que se viu nas últimas horas é de uma enorme preocupação”, disse, numa referência aos bombardeamentos de Israel.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com