A Native Scientists foi distinguida com o Prémio BPI la Caixa Infância 2025, com o programa Cientista Regressa à Escola (CRE), que vai permitir levar oficinas de ciência a cerca de 900 crianças do 4.º ano em escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) do distrito de Setúbal.
“Esta distinção permitirá alcançar, de uma forma mais abrangente o distrito de Setúbal, inspirando cerca de 900 crianças de 13 Agrupamentos prioritários, levando ciência às suas salas de aula e abrindo os seus horizontes”, afirmou Beatriz Amado, Gestora de Financiamento e Responsável dos Programas da Native Scientists.
“Um prémio desta dimensão não representa apenas um apoio financeiro – é uma oportunidade de levar a ciência a locais com menos acesso, fazendo cada vez mais crianças acreditarem que, se quiserem, também elas podem ser cientistas”, disse Beatriz Amado.
Este programa será implementado, de uma forma massiva, num distrito conhecido por ter elevadas taxas de insucesso escolar, e com alunos e alunas em ação social escolar superiores à média nacional segundo dados fornecidos pelo Atlas da Educação 2025. As cerca de 900 crianças que englobam este programa estão inseridas em 13 agrupamentos de escolas em concelhos como Almada, Seixal, Barreiro, Palmela, Setúbal, Sines, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém.
O Banco BPI e a Fundação la Caixa vão apoiar 40 projetos de instituições sociais, dirigidos a crianças e adolescentes, com um valor global de 1,4 milhões de euros. Os projetos vencedores do Prémio Infância 2025 foram hoje conhecidos e visam quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência e potenciar a família como eixo de ação socioeducativa.
Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2025, que decorreu hoje no BPI All In One Lisboa, foi salientada a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações.
Em 2023, existiam mais de 346 mil menores pobres em Portugal, de acordo com o relatório “Portugal Balanço Social 2024”, realizado pela Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, com o apoio do BPI e da Fundação la Caixa.
Para ajudar a mitigar esta situação, os projetos vencedores do Prémio Infância vão receber, em média, 35.000 euros para apoiar, no total, cerca de 33.000 crianças e adolescentes em situação vulnerável.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com