[weglot_switcher]
1273447
Em Foco

Construção de casas de luxo gerou volume de negócios de 5,4 mil milhões em 2024

Estudo da ‘Christie’s Porta da Frente’ elaborado pela Nova SBE indica que a construção de habitações no segmento de gama gerou 2,5 mil milhões de euros para o valor acrescentado bruto (VAB), enquanto as vendas representaram um volume de negócios de 670,63 milhões de euros. Preço médio dos imóveis subiu 23% entre o primeiro trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2024.

Atualidade

Marcas de fabricante ganharam terreno às marcas próprias no final de 2024

Melhoria do poder de compra leva a uma opção por maior qualidade, segundo o estudo da Centromarca e da Kantar.

BPF aprovou “mecanismo de ajustamento de capital nas SGM que permitirá recompra célere de ações”, diz CEO

As empresas que beneficiam de créditos com garantia mútua têm de se tornar acionistas da Norgarante até ao fim do empréstimo, altura em que é chamada a recomprar as ações próprias. O problema é que os limites legais à compra de ações próprias (10%) impediam a celeridade no processo. Gonçalo Regalado, CEO do BPF, revela que já há solução para as empresas reverem o dinheiro.

David Justino avança soluções para falta de professores: “É preciso criar mecanismos que permitam rentabilizar os recursos humanos”

Antigo ministro da Educação, autor de estudo sobre “Necessidades de Professores, para a Fundação Belmiro de Azevedo, diz que não chega olhar para o problema da necessidade de professores apenas na ótica da atratividade da profissão docente. O problema é sistémico e tem que ser encarado como tal.

Mais oito estrelas na constelação Michelin Portugal

Esta terça-feira, na cidade do Porto, oito novas estrelas fizeram subir para 54 o número de restaurantes detentores de uma distinção que, para muitos, é a pedra-de-toque da qualidade gastronómica. 

Carlos Abade olha para a gastronomia como motor do turismo em Portugal

No seu discurso na abertura na Michelin Guide Ceremony Portugal 2025, começou por agradecer à Michelin, que pela segunda vez consecutiva se uniu a Portugal para a realização deste evento, e destacou a colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Essa parceria, segundo Abade, é crucial para consolidar o país como um dos maiores destinos turísticos do mundo, reforçando a conexão entre os dois países ibéricos.

Secretário de Estado enaltece gastronomia portuguesa como pilar do turismo

Na Michelin Guide Ceremony Portugal 2025, Pedro Machado realçou ainda que, este ano, o Turismo de Portugal lançou uma campanha focada na afirmação da gastronomia nacional, tendo como alvo não apenas o mercado interno, mas também países como Espanha, um dos principais emissores de turistas.

Ucrânia chega a acordo com os EUA sobre terras raras e riqueza mineral

Ao cabo de algumas semanas de tensão, Donald Trump conseguiu o que queria: tomar posse da exploração e gestão da riqueza mineral da Ucrânia.

G20: ministros das Finanças do G20 debatem tensões comerciais globais

Reunião na África do Sul volta a não contar com um representante dos Estados Unidos ao nível de secretário-geral. Agenda do encontro dá prioridade à tensão que se vive atualmente em torno das movimentações comerciais globais.

Galp valoriza mais de 700 milhões e defende que investimento na Namíbia é para as “próximas décadas”

“Os combustíveis fósseis vão permanecer nas próximas décadas”, disse João Diogo Marques da Silva defendendo a aposta da petrolífera portuguesa na Namíbia.

Família Jensen de Leite Faria é a 24.ª mais rica de Portugal

Através da sua holding Cadena- Sociedade Gestora de Participações Sociais, a família detém 31% do Grupo Nors, do qual faz parte a AutoSueco, empresa fundada por Ingvar Poppe Jensen.

Lei dos solos “não vai mexer ponteiros do relógio” no valor dos terrenos, diz Hugo Santos Ferreira

Presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários assume que o setor não está nada preocupado com a aprovação da lei que vai a debate esta quarta-feira. “Não é esta medida que vai fazer a diferença, faltam outras, como o Simplex e a redução do IVA”, afirma em declarações ao JE.

Centeno: “CCA foi o mecanismo de capital mais eficiente que existiu em todas as intervenções bancárias”

O governador do Banco de Portugal defende que o mecanismo de capitalização contingente (CCA, na sigla inglesa) foi o instrumento “mais eficiente que existiu em todas as intervenções bancárias em Portugal e provavelmente na Europa”.

Bancos “partilham preocupação” de Centeno com equilíbrio do sistema de contribuições para o FdR e até têm a solução

Na banca até há já uma solução a sugerir ao Governador do Banco de Portugal: uma “taxa”, suportada por instituições financeiras, nacionais e estrangeiras (com o aumento da base de contribuidores seria baixíssima, milésimas) sobre a comercialização de produtos financeiros a contribuintes portugueses. Todos os Operadores Financeiros concorriam em igualdade.

Guiné-Bissau e Rússia assinam vários acordos de cooperação

A assinatura dos acordos decorreu no âmbito da visita de Estado do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, à Federação Russa. Encontro entre os dois presidentes está agendado para amanhã, quarta-feira.

Mercados

Galp apresenta sucesso na Namíbia e dispara mais de 6% em bolsa

A energética perfurou um quinto poço e encontrou “petróleo leve”, deixando os investidores animados. O dia foi mais positivo em Lisboa do que nas principais praças europeias e esta quarta-feira vão ser conhecidos os resultados do BCP, EDPR e NOS.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

Os resultados de 2024 do BCP vão ser hoje divulgados, às 17h00, no Tagus Park em Oeiras. Recorde-se que nos primeiros nove meses de 2024, o resultado líquido consolidado da entidade bancária atingiu os 714,1 milhões de euros.

Opinião

Inteligência Artificial: EUA vs. UE

Persiste uma questão após a Cimeira Mundial de IA: estarão os Estados inclinados para apoiar uma IA onde contam e dominam os negócios das ‘Big Techs’, ou para uma IA entendida como valor público?

Os ovos de ouro dos investimentos

Os investidores precisam de aplicações diversificadas para as suas poupanças e as empresas precisam de novos mercados e rotas de crescimento.  
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.