Esta atribuição, que surge na lista de “52 lugares para um mundo mudado” (“52 Places for a Changed World”, em inglês), deve-se à implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).
O artigo do “The New York Times” indica que o aquecimento global, particularmente visível no Alentejo na falta de chuva, “tem ameaçado cada vez mais a região árida conhecida pelos tintos quentes e encorpados”, destacando o contributo do PSVA para inverter o paradigma.
Assim, assinala as medidas de proteção da biodiversidade, a redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas, a diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido, a criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono, e a criação do selo de certificação de produção sustentável como razões para justificar a distinção.
O PSVA, criado em 2015, “tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis”, informa o comunicado enviado às redações, e conta já com 483 membros que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.
“Esta é mais uma prova que conseguimos colocar os Vinhos do Alentejo nas bocas do mundo e transportá-lo além-fronteiras com ajuda de uma iniciativa – o PSVA –, que está a fazer uma diferença assinalável na região, mas, também, na mudança de mentalidades em todo o país, estando ao nível das mais importantes iniciativas mundiais de produção sustentável”, afirma o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) – entidade criadora do PSVA -, Francisco Mateus, no documento.
O pódio da lista foi para a comuna de Chioggia, em Itália, seguida do Parque Nacional de Chimanimani, em Moçambique, e do bairro de Queens, em Nova Iorque. O condado de Northumberland, em Inglaterra, mereceu o quarto lugar, seguido da cidade de Zihuatanejo, no México, e pelo Parque Nacional Iberá, na Argentina. E, finalmente, surge a região vinícola do Alentejo em sétimo lugar.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com