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Nissan Leaf: Este é o tempo dos elétricos. Mais autonomia marca a diferença

O novo Leaf da Nissan apresenta uma autonomia da ordem dos 250 Km, quase mais 30 Km do que a versão anterior, o que faz a diferença no mercado. Os elétricos estão na moda por direito próprio e o Nissan Leaf foi um pioneiro. O problema tem estado na autonomia, mas a última geração deste […]
30 Outubro 2015, 13h13

O novo Leaf da Nissan apresenta uma autonomia da ordem dos 250 Km, quase mais 30 Km do que a versão anterior, o que faz a diferença no mercado.

Os elétricos estão na moda por direito próprio e o Nissan Leaf foi um pioneiro. O problema tem estado na autonomia, mas a última geração deste carro pioneiro mostrou que se pode ir muito mais além. Um teste feito em terras francesas demonstrou aquilo que um condutor com pé leve consegue fazer em termos de aproveitamento da bateria e na capacidade de gerar energia e recarregar em percursos acidentados. Como fazer um teste que deveria consumir a totalidade da bateria e ainda chegar com mais de 40% de carga? No Leaf consegue-se. Agora, só falta “semear” carregadores rápidos por todo o país.

O fator-chave para o alto desempenho da nova bateria é uma atualização ao design interno e à química utilizada. O recurso a um cátodo de alta capacidade melhora o desempenho, enquanto a alteração da disposição das células também contribui para esse ganho.

Uma das funcionalidades mais aclamadas e úteis do Nissan Leaf é a sua capacidade para interagir e ser controlado remotamente pelo seu proprietário através do “Carwings”. Desde a possibilidade de verificar o estado de carregamento ao pré-aquecimento do habitáculo nos dias frios de inverno, proprietários do Nissan Leaf por todo o mundo utilizam esta telemática através dos seus smartphones e afirmam que lhes facilita a utilização do seu Leaf. O “Carwings” não só permite maior conforto mas também aumenta a autonomia de condução graças à capacidade de pré-aquecer ou refrigerar o habitáculo sem utilizar a energia da bateria.

Recarregar a nova bateria do Nissan Leaf de 30 kWh demora o mesmo tempo que carregar a atual unidade de 24 kWh: os condutores poderão recarregar a partir das suas residências, carregadores públicos ou de uma rede de carregadores rápidos (trifásicos, 400 V) que se está a expandir rapidamente pela Europa e que é já a melhor rede de carregamento rápido para veículos elétricos disponível.

Todas as versões Nissan Leaf Acenta e Tekna do ano 2016 estarão equipados com a mais recente evolução do reputado sistema “NissanConnect”, específico para veículos elétricos da marca. Possuindo uma nova interface e recetor de rádio digital, disponibiliza também um ecrã tátil de sete polegadas.

OJE

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