[weglot_switcher]

NOS lança plataforma “Futebol para Todos” para inclusão de pessoas com deficiência visual

Em causa está uma solução 5G, criada em parceria com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria, que promove a inclusão através de tecnologia de espacialização do som para traduzir as ações do jogo.
19 Novembro 2024, 17h44

NOS anunciou, esta terça-feira, que está a desenvolver e a testar uma solução 5G pensada para melhorar a forma como pessoas cegas ou com baixa acuidade visual experienciam o futebol através da transmissão de jogos pela televisão.

Em causa está a plataforma “Futebol para Todos”, criada em parceria com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria, que promove a inclusão através de tecnologia de espacialização do som para traduzir as ações do jogo.

“A “Futebol para Todos” detecta cada uma das ações que decorrem ao longo de um jogo de futebol, tal como passes, interseções, golos ou tentativas de golos e, de forma automática e imediata, atribui-lhes um som específico e espacializado para uma mais fácil identificação por parte do espetador com limitações visuais. O som é também usado para diferenciar que equipa tem a posse da bola. Graças à ultrabaixa latência do 5G, as informações podem ser transmitidas em tempo real, o que é crucial para a sincronização da experiência com a partida de futebol”, explica a NOS em comunicado. 

Nas palavras de João Ferreira, diretor da NOS Inovação, “O “Futebol para Todos” visa proporcionar uma experiência mais autónoma a todos os amantes de futebol, independentemente das suas limitações visuais”.

“É uma resposta a um feedback que tivemos de pessoas cegas que queriam ter alguma forma mais independente de assistir a este desporto e poderem fazer a sua própria análise, sem terem de depender da subjetividade do relato de um comentador desportivo. É também uma forma de continuarmos leais ao nosso compromisso de colocar a tecnologia e o 5G ao serviço das pessoas e de promover uma maior inclusão no acesso ao entretenimento”, acrescentou.

Na mesma nota, a NOS refere que o projeto está aberto a receber a contribuição de associações que queiram participar no programa piloto, que poderão contactar a organização através do email fusion4.innovation@nos.pt.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.