[weglot_switcher]

NOS subiu quase 3% e deixou PSI-20 no ‘verde’

As ações da EDP subiram mesmo depois de a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos ter chumbado o plano de plano de investimento para as redes de 2021 a 2025 da Distribuição. Porém, foi a EDP Renováveis que mais se destacou no grupo, com uma subida de 1,47%.
3 Dezembro 2020, 17h00

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, impulsionada pela subida de 2,96% da NOS  e de 1,47% da EDP Renováveis. O principal índice bolsista português – PSI-20 – fechou com uma valorização de 0,32% para 4.639,14 pontos, depois de ter arrancado as negociações no ‘encarnado’.

As ações da EDP – Energias de Portugal subiram 0,82% para 4,58 euros, mesmo depois de a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) ter chumbado o plano de plano de investimento para as redes de 2021 a 2025 da EDP Distribuição. “Dando eco a muitos dos comentários recebidos em sede de consulta pública, foi este o racional que orientou o exercício de avaliação realizado pela ERSE, espelhado neste parecer à proposta de PDIRD-E 2020, que salvaguarda os possíveis impactos negativos nos custos a suportar pelos consumidores, no curto prazo”, argumenta o regulador.

Os títulos do BCP perderam 0,42%, para 12 cêntimos. Ontem, depois do fecho do mercado, o banco informou que confirmou com a petrolífera angolana Sonangol que esta estará atenta a movimentos de consolidação bancária na qualidade de investidora em Portugal e na zona euro, em “estreita articulação” com os outros acionistas da instituição de crédito.

No resto da Europa, o sentimento é misto. O índice alemão DAX caiu 0,42%, o britânico FTSE 100 subiu 0,40%, o espanhol IBEX 35 recuou 0,24%, o holandês AEX perdeu 0,08%, o francês CAC 40 deslizou 0,16% e o italiano FTSE MIB avançou 0,17%. O Euro Stoxx 50 desvalorizou 0,08%.

“A maioria das praças europeias encerrou em baixa, um pouco em contraciclo com o comportamento positivo que se vive em Wall Street, onde S&P 500 e Nasdaq 100 prolongam máximos históricos. Isto porque o líder da maioria no Senado norte-americano, Mitch McConnell, disse que o Congresso deveria aprovar um pacote de estímulo agora que cubra as áreas onde há acordo e continuar a debater as partes em que os legisladores discordam, mostrando-se confiante num entendimento”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado.

“Vemos pouca definição nas bolsas, a euforia com a vacina contra a Covid-19 não é total, uma vez que tem de ser aprovada nos Estados Unidos e na Europa para que seja um catalisador. Após a boa evolução dos mercados e queda das obrigações ontem, não excluímos a possibilidade de investimento nas obrigações. A tendência continua a ser altista e existe um bom sentimento de mercado”, apontam os analistas do Bankinter, em research.

O valor do ‘ouro negro’ está de volta às subidas. Ao longo da manhã o preço do petróleo esteve a cair na sequência de o “Wall Street Journal” (WSJ) noticiar que a OPEP e os seus membros estão prestes a chegar a acordo para aumentar ligeiramente a produção de petróleo. O preço do petróleo WTI, produzido no Texas, sobe 0,82% para os 45,65 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 0,87% para os 48,67 dólares.

“Os mercados têm esperado uma extensão dos cortes de produção atuais por três a seis meses. As notícias do WSJ indicam que os investidores podem estar errados e que o mercado de petróleo tem estado a reagir isso. O WTI caiu da zona dos 45,30 dólares para os 44,70 dólares, enquanto o Brent caiu de 48,40 dólares para 47,70 dólares”, lembraram os analistas da XTB.

Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza 0,32% face ao dólar, para os 1,2154 dólares, e a libra esterlina sobe 1,01% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,3498 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.