[weglot_switcher]

“Nos últimos cinco anos as empresas da economia azul cresceram 30%”, disse Isabel Ucha

“Contarão com a Euronext, naquilo que é a sua missão de apoiar o financiamento da economia azul”, garantiu Isabel Ucha.
22 Maio 2023, 18h12

Isabel Ucha revelou hoje que “30% foi o crescimento das empresas da economia azul, cotadas no Grupo Euronext, nos últimos 5 anos, que totalizam perto de 200 empresas”.

Foram assinados esta segunda-feira quatro Protocolos de Cooperação entre o Fórum Oceano, liderado por António Nogueira Leite e quatro instituições. Na Gare Marítima de Alcântara os protocolos foram assinados pelo CEO da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo; pelo presidente da StartUp Portugal António Dias Martins; a presidente da EuroNext Lisbon, Isabel Ucha; e presidente do Porto de Lisboa Carlos Correia.

Foram também assinados dois Memorandos de Entendimento (MoU) com a maior aceleradora mundial de startups da Economia azul, o Katapult Ocean e o mecanismo da Comissão Europeia Blue Invest Platform.

Com a assinatura deste protocolo, a Euronext, em conjunto com o Fórum Oceano, “compromete-se a promover  iniciativas para desenvolver um Cluster do Mar em Portugal, com empresas fortes, competitivas, e com ambições de conquistarem uma posição relevante no mundo”, refere a presidente da Bolsa de Lisboa.

“O apoio ao crescimento e ao financiamento da economia azul está no centro da estratégia da Euronext”, diz.

“Lembro que o Grupo Euronext é hoje uma bolsa única europeia, que está presente em 14 países, oferecendo uma solução única de financiamento e visibilidade às empresas nela cotadas”, frisou Isabel Ucha.

“São empresas de diversas áreas de atividade, designadamente pescas, exploração mineira no mar, energia offshore, transporte marítimo e gestão de portos, construção e reparação naval, e empresas ligadas ao turismo à beira mar ou rio, entre outras, que viram no mercado de capitais um instrumento crítico para alavancar o seu crescimento, expandir-se internacionalmente, criar novas soluções”, refere a presidente da Euronext Lisbon.

Isabel Ucha diz que “impulsionar a Economia Azul é particularmente importante para nós” e acrescenta que de facto “todas as principais localizações em que opera o Grupo Euronext são países adjacentes ao oceano e, por conseguinte, têm uma longa história e tradição no que toca aos setores produtivos relacionados com esse tão importante recurso – económico e não só – que é o mar”.

“E por isso um dos ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) que nos comprometemos a desenvolver é o ODS 14 – Promover a vida debaixo de água”, referiu a responsável pela Euronext Lisboa. “Com este objetivo, a Euronext foi a primeira signatária do Pacto Global sobre Princípios dos Oceanos Sustentáveis das Nações Unidas, que fornece uma estrutura para práticas empresariais responsáveis em todos os setores e geografias”, disse.

Isabel Ucha disse que “contribuímos também para o Documento de Referência – Standard para as Blue Bond, desenvolvido pelo Pacto Global da ONU, que visa identificar oportunidades de usar o mercado de títulos ESG para garantir capital direcionado a projetos relacionados com os oceanos”.

“Já lançámos diversos índices que se focam também no tema da água, designadamente o Euronext Water and Ocen Europe, e o Euronext CDP Eurozone. Lançámos ainda, em 2021 uma competição Europeia de empreendedorismo jovem – o Blue Challenge Award– que desafia todos os anos cerca de 250 jovens do ensino secundário, em 9 países, a desenvolverem novas ideias para a sustentabilidade dos mares e dos rios”, referiu.

“Contarão com a Euronext, naquilo que é a sua missão de apoiar o financiamento da economia azul”, garantiu Isabel Ucha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.